
Especialmente em um momento de novo normal e expectativas de reaquecimento da economia, o futuro do trabalho tem sido pauta frequente. Isso, tanto entre os profissionais quanto entre gestores, que buscam estar antenados. Além disso, se preparar para o futuro próximo é uma preocupação de todo trabalhador. Portanto, conhecer as tendências é fundamental para se manter […]
Especialmente em um momento de novo normal e expectativas de reaquecimento da economia, o futuro do trabalho tem sido pauta frequente. Isso, tanto entre os profissionais quanto entre gestores, que buscam estar antenados.
Além disso, se preparar para o futuro próximo é uma preocupação de todo trabalhador. Portanto, conhecer as tendências é fundamental para se manter ativo e atualizado, em um mundo tão competitivo.
Pesquisas, que serão citadas neste conteúdo, indicam justamente a necessidade de ter agilidade para atender às mudanças do mercado, tanto negócios quanto para habilidades dos profissionais. Assim, compreender a conexão entre automação e futuro do trabalho é essencial.
Você sabe o que significa o futuro do trabalho? Bom, seu conceito está atrelado à convergência entre inovação e necessidades das organizações.
Já em relação à mão de obra, os trabalhadores terão muito mais autonomia e flexibilidade em seu ambiente de trabalho. Colaboradores com alta produtividade e estratégia também estarão elevados.
A tecnologia, obviamente, é peça-chave neste futuro, pois atende as necessidades das empresas e indústrias, suprindo uma demanda importante: a atualização.
E, vale citar que esse “futuro” não está tão distante, já que muitos setores iniciaram essa mudança com a adoção da inovação mesmo antes de ser uma tendência. A indústria, Marketing, Agro e Recursos Humanos já estão na era 4.0.
Uma verdade irrefutável é que a tecnologia está totalmente atrelada ao futuro do trabalho. E junto a ela está a previsão de que tarefas muito previsíveis e repetitivas estarão passíveis à automação.
Conforme relatório do Fórum Econômico Mundial, mais de 80% dos executivos já estão em processo de aceleração da digitalização dos processos de trabalho.
A implantação de novas tecnologias fará com que até 2025 os empregadores dividam trabalho com as máquinas. E, segundo o mesmo estudo, 50% dos empregadores pretendem acelerar a automação de algumas funções.
No entanto, por mais que a tecnologia possa representar um receio a algumas áreas, ela tem grande potencial de criar novos mercados, ampliar possibilidades de emprego e abrir portas para os profissionais que estão em constante atualização
Uma das palavras do emprego do futuro é renovação e reciclagem por parte dos profissionais. O que reforça essa afirmação é uma das conclusões do relatório do MGI, que indica o surgimento de novas vagas de trabalho por conta da tecnologia. Então, é necessário se renovar.
Um ponto de atenção de quando falamos da tecnologia no futuro do trabalho é a compreensão no uso das ferramentas.
O potencial da transformação digital depende uma parte do usuário, ou seja, do profissional utilizando as ferramentas digitais.
Além disso, o futuro do trabalho também está atrelado à flexibilidade, criatividade, diversidade, bem-estar e, obviamente, automação.
Mas, quais ferramentas e áreas que podemos encontrar no futuro do trabalho? Para saber mais sobre elas e como podem funcionar, veja os tópicos a seguir.
Inteligência artificial
A Inteligência Artificial (IA) tem sido tema de muitas discussões, especialmente quais serão os impactos nas empresas e nas atividades profissionais.
Há pesquisas que indicam riscos de substituições de muitos postos de trabalho, enquanto há outras que defendem seu efeito positivo por conta da criação e oferta de atuais ocupações.
No entanto, há o consenso de que IA mudará o cenário do emprego no mundo, impactando na requalificação dos trabalhadores.
Conforme relatório da consultoria McKinsey realizado em 2019 estima um equilíbrio entre emprego e desemprego até 2030, com perdas de 20% e ganhos na mesma proporção.
Automação de processos
A automação já é uma realidade para alguns setores da economia, como a indústria e ela será ampliada.
Segundo o relatório “Futuro do Emprego 2020”, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, atualmente, aproximadamente um terço de todas as tarefas são realizadas por máquinas.
Futuramente, mais de 50% dos participantes da pesquisa esperam acelerar a automação em seus departamentos. Conforme disse os executivos, seus planos são de digitalizar o trabalho por meio de novas tecnologias.
Machine Learning
O machine learning vem como uma aliada da AI. Essa tecnologia proporciona maneiras de a empresa aumentar a receita, ganhar vantagem competitiva e cortar custos.
Além disso o machine learning proporcionar uma análise preditiva, que auxilia no avanço da curva de maturidade da inteligência empresarial (BI). Assim, os gestores não ficam presos à análise descritiva.
Um dado importante retirado do estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial é que 50% dos trabalhadores que permanecerem em suas funções nos próximos cinco anos vão precisar de requalificação.
Entretanto, a mesma pesquisa aponta números significativos de pessoas mudando de carreira, especialmente por conta da ascensão de funções, como:
Lembrando que demandas, como: gerenciamento, tomada de decisão, comunicação e planejamento terão ótima adesão.
Assim como o perfil dos colaboradores, o perfil dos líderes também sofrerá mudanças no futuro do trabalho. Essas figuras precisarão aprimorar seus conhecimentos e capacidades.
Essa modificação está especialmente em relação à adoção de inovação pensada de maneira estratégica, ao acompanhamento mais próximos dos resultados e à visão sistêmica, a partir de um conhecimento real de cada parte da empresa.
A avaliação ampla do funcionamento e fatores externos e internos também será primordial. Você precisar se envolver. O mesmo vale para o acompanhamento das mudanças de mercado, tendências, adaptação e realidade do país.
O líder do futuro precisa estar atualizado, articulado e encorajador. Assim, o gestor consegue engajar, incentivar, auxiliar os colaboradores na busca por conhecimento implementar melhores tecnologias e atingir melhores resultados.
Leia também: RH: Liderança inspiradora
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital