O momento delicado pelo qual estamos passando exigiu que várias empresas começassem a adotar a modalidade Home Office para proteger seus funcionários da Covid-19. Aqui no Brasil, a Revista Exame conseguiu acesso a um estudo feito pela consultoria Cushman & Wakefield que ouviu 122 executivos de multinacionais que atuam no país. Esse estudo comprova que […]
O momento delicado pelo qual estamos passando exigiu que várias empresas começassem a adotar a modalidade Home Office para proteger seus funcionários da Covid-19.
Aqui no Brasil, a Revista Exame conseguiu acesso a um estudo feito pela consultoria Cushman & Wakefield que ouviu 122 executivos de multinacionais que atuam no país. Esse estudo comprova que 73,8% das empresas pretendem instituir o home office como prática definitiva.
Para encorajar os empreendedores a adotarem essa medida, é preciso trazer quais são os principais benefícios dessa modalidade de trabalho, seus desafios e, principalmente, como enfrentá-los para que a produtividade e qualidade dos serviços prestados não sejam comprometidas.
Quer saber mais? Continue lendo post de hoje que a Starsoft te mostra os Benefícios X Desafios do Home Office para sua empresa em gestão de RH.
A partir da adoção do Home Office, tanto a empresa quanto o funcionário podem sair ganhando. Essa prática permite uma maior flexibilização, o que, consequentemente, gera mais produtividade nas atividades e redução de custos. Tudo isso sem diminuir a qualidade.
Obviamente que, para isso tudo funcionar, ambos os lados precisam estar colaborando. O que acaba reforçando a importância de uma boa gestão de RH para conseguir equilibrar as coisas dentro (nesse caso, também fora) da empresa.
Veja outros benefícios:
Além disso tudo, os gestores sabem que um funcionário que melhor produz, é aquele colaborador que está feliz, com uma maior qualidade de vida e comodidade. Felizmente, o Home Office também traz esses benefícios a quem está trabalhando em casa. Veja:
Provavelmente, o maior medo dos líderes das empresas quando se trata do Home Office é juntar tudo e saber se as tarefas estão todas, de fato, sendo realizadas e cumpridas dentro dos prazos.
Além disso, o medo de que os colaboradores não estejam conseguindo se adaptar à modalidade, os empecilhos que um possível mau investimento nas tecnologias dispostas a eles podem causar e os demais desafios da liderança a distância também podem gerar uma grande ansiedade dentro da corporação.
Afinal, os gestores estavam acostumados ao modelo tradicional de gestão, onde podiam acompanhar o desempenho do time todo dentro das quatro paredes da empresa. Agora, é preciso buscar outras alternativas de gerenciamento à distância. Mas como isso é possível?
A tecnologia é a melhor aliada em um momento como esse. Existem, atualmente, vários softwares pensados exclusivamente para sanar as dores da gestão e do RH.
Soluções como as da Starsoft People Analytics auxiliam no desenvolvimento dessas tarefas através de dados de atração, captação, contratação, desenvolvimento e retenção dos profissionais.
Contudo, existem outros métodos de alcançar bons resultados na gestão da sua empresa durante o emprego da modalidade Home Office.
A comunicação deve ser a maior prioridade dentro da empresa. No escritório, é fácil chegar na mesa de um colega de equipe, o que também ajuda na checagem do progresso do seu time de uma forma mais rápida.
Mas agora, novos desafios podem aparecer e você precisa ser transparente com o seu time. Separe um tempo para conversar com ele, pergunte como você pode dar suporte com relação à flexibilidade que ele precisa para se manter focado e promova confiança e produtividade entre as pessoas.
As chamadas de vídeo estão aí para facilitar tudo. Nutra a importância da comunicação e encoraje as pessoas a deixarem a timidez de lado e ligarem a câmera para uma conversa mais face-to-face.
Uma grande possibilidade que você precisa considerar é que os colaboradores percam um pouco do foco nas tarefas. Então promova metas semanais a serem alcançadas para que a equipe se encaje e sinta-se comprometida a chegar no resultado planejado.
A ansiedade e a saúde mental de todos também deve ser pauta na hora de lidar com o corpo de funcionários. Lembre-se que atrás da tela do computador há pessoas, com sentimentos e ansiedades que podem aumentar, ainda mais em momentos como esse em que a pandemia pode agravá-los.
Uma boa alternativa é a marcação de uma conversa mais informal com as pessoas que trabalham contigo. Essas reuniões aumentam a segurança que elas terão na gestão, já que a liderança se mostra preocupada e disposta a ajudar.
Esse aglomerado de soluções vai, com toda a certeza, ajudar a aprimorar a modalidade home office dentro da sua empresa e a enfrentar esse momento com uma maior coragem e vontade de fazer dar certo.
Clique aqui e saiba mais das soluções da Starsoft.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital