fbpx
Leia também

Benefícios X Desafios do Home Office para sua empresa em gestão de RH

O momento delicado pelo qual estamos passando exigiu que várias empresas começassem a adotar a modalidade Home Office para proteger seus funcionários da Covid-19.

Aqui no Brasil, a Revista Exame conseguiu acesso a um estudo feito pela consultoria Cushman & Wakefield que ouviu 122 executivos de multinacionais que atuam no país. Esse estudo comprova que 73,8% das empresas pretendem instituir o home office como prática definitiva.

Para encorajar os empreendedores a adotarem essa medida, é preciso trazer quais são os principais benefícios dessa modalidade de trabalho, seus desafios e, principalmente, como enfrentá-los para que a produtividade e qualidade dos serviços prestados não sejam comprometidas.

Quer saber mais? Continue lendo post de hoje que a Starsoft te mostra os Benefícios X Desafios do Home Office para sua empresa em gestão de RH.

Benefícios do Home Office

A partir da adoção do Home Office, tanto a empresa quanto o funcionário podem sair ganhando. Essa prática permite uma maior flexibilização, o que, consequentemente, gera mais produtividade nas atividades e redução de custos. Tudo isso sem diminuir a qualidade.

Obviamente que, para isso tudo funcionar, ambos os lados precisam estar colaborando. O que acaba reforçando a importância de uma boa gestão de RH para conseguir equilibrar as coisas dentro (nesse caso, também fora) da empresa.

Veja outros benefícios:

  • Vantagens fiscais;
  • Otimização das atividades;
  • Economia com encargos sociais;
  • Serviços e produtos melhores;
  • Custos reduzidos;
  • Maior produtividade;
  • Redução de desperdícios de recursos;
  • COntratação de colaboradores competentes sem a preocupação da distância;
  • Leis trabalhistas mais estruturadas.

Além disso tudo, os gestores sabem que um funcionário que melhor produz, é aquele colaborador que está feliz, com uma maior qualidade de vida e comodidade. Felizmente, o Home Office também traz esses benefícios a quem está trabalhando em casa. Veja:

  • O colaborador pode trabalhar em horários flexíveis, o que possibilita que suas tarefas e afazeres sejam organizados nos momentos de maior concentração, e ainda conciliando com seus compromissos pessoais;
  • Sem trânsito, sem ônibus e sem stress para chegar ao trabalho são fatores que, com certeza, favorecem muito a produtividade de um funcionário;
  • O tempo poupado no trânsito possibilita que ele participe de mais momentos com a família, que ele se alongue e pratique exercícios em casa, invista em momentos para estudos e para cuidar da saúde, aumentando a sua qualidade de vida;
  • A economia não está restrita somente à empresa, já que um colaborador que trabalha em casa também pode poupar um bom dinheiro, antes gasto com transporte e alimentação, por exemplo.

Desafios do Home Office

Provavelmente, o maior medo dos líderes das empresas quando se trata do Home Office é juntar tudo e saber se as tarefas estão todas, de fato, sendo realizadas e cumpridas dentro dos prazos.

Além disso, o medo de que os colaboradores não estejam conseguindo se adaptar à modalidade, os empecilhos que um possível mau investimento nas tecnologias dispostas a eles podem causar e os demais desafios da liderança a distância também podem gerar uma grande ansiedade dentro da corporação.

Afinal, os gestores estavam acostumados ao modelo tradicional de gestão, onde podiam acompanhar o desempenho do time todo dentro das quatro paredes da empresa. Agora, é preciso buscar outras alternativas de gerenciamento à distância. Mas como isso é possível?

A tecnologia é a melhor aliada em um momento como esse. Existem, atualmente, vários softwares pensados exclusivamente para sanar as dores da gestão e do RH.

Soluções como as da Starsoft People Analytics auxiliam no desenvolvimento dessas tarefas através de dados de atração, captação, contratação, desenvolvimento e retenção dos profissionais.

Contudo, existem outros métodos de alcançar bons resultados na gestão da sua empresa durante o emprego da modalidade Home Office.

Como o RH pode gerir um time remoto de sucesso

A comunicação deve ser a maior prioridade dentro da empresa. No escritório, é fácil chegar na mesa de um colega de equipe, o que também ajuda na checagem do progresso do seu time de uma forma mais rápida.

Mas agora, novos desafios podem aparecer e você precisa ser transparente com o seu time. Separe um tempo para conversar com ele, pergunte como você pode dar suporte com relação à flexibilidade que ele precisa para se manter focado e promova confiança e produtividade entre as pessoas.

As chamadas de vídeo estão aí para facilitar tudo. Nutra a importância da comunicação e encoraje as pessoas a deixarem a timidez de lado e ligarem a câmera para uma conversa mais face-to-face.

Uma grande possibilidade que você precisa considerar é que os colaboradores percam um pouco do foco nas tarefas. Então promova metas semanais a serem alcançadas para que a equipe se encaje e sinta-se comprometida a chegar no resultado planejado.

A ansiedade e a saúde mental de todos também deve ser pauta na hora de lidar com o corpo de funcionários. Lembre-se que atrás da tela do computador há pessoas, com sentimentos e ansiedades que podem aumentar, ainda mais em momentos como esse em que a pandemia pode agravá-los.

Uma boa alternativa é a marcação de uma conversa mais informal com as pessoas que trabalham contigo. Essas reuniões aumentam a segurança que elas terão na gestão, já que a liderança se mostra preocupada e disposta a ajudar.

 

Esse aglomerado de soluções vai, com toda a certeza, ajudar a aprimorar a modalidade home office dentro da sua empresa e a enfrentar esse momento com uma maior coragem e vontade de fazer dar certo.

Clique aqui e saiba mais das soluções da Starsoft.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.