Vivemos tempos de alta complexidade e incertezas, reflexo de um isolamento jamais visto no mundo. Com o distanciamento social causado pela pandemia da Covid 19, todos os cenários do cotidiano foram atingidos e estão passando por transformações, e o cenário corporativo também está se adaptando as novas realidades, hábitos e comportamentos. O mercado brasileiro sentiu, […]
Vivemos tempos de alta complexidade e incertezas, reflexo de um isolamento jamais visto no mundo.
Com o distanciamento social causado pela pandemia da Covid 19, todos os cenários do cotidiano foram atingidos e estão passando por transformações, e o cenário corporativo também está se adaptando as novas realidades, hábitos e comportamentos.
O mercado brasileiro sentiu, porque foi uma quebra de paradigmas, que impôs mudanças rápidas e bruscas para amenizar a situação.
Pois bem, as companhias tiveram que agir em prol de seus negócios, mais precisamente pelos colaboradores, onde readaptaram a forma de trabalho ao adotarem o modelo home office, juntamente com um novo olhar e postura estratégica.
E exigiu a entrada em cena do departamento de RH, que teve que ressignificar valores e mostrar a sua importância para a gestão de pessoas.
Os profissionais de RH adicionaram ao seu roteiro de trabalho, a humanização, uma vez que o conhecimento já não é mais o protagonista, mas sim a conexão aos valores humanos. Transmitindo mais empatia, transparência aos colaboradores, a fim de que eles sintam que essa relação de confiança se torne o carro-chefe da empresa em momentos conturbados.
Não existe uma receita de bolo, cada gestor tem um perfil além do seu toque pessoal na gestão, mas de uma maneira geral, existem alguns pontos que merecem mais atenção:
Ser transparente com os seus colaboradores, permite uma comunicação clara e objetiva. Sobretudo, mantenha um canal aberto de comunicação direto com o seu time sobre novidades, novos clientes, contratações, cursos internos e treinamentos.
É isso mesmo. O primeiro passo é realmente cuidar das pessoas envolvidas no processo, tanto os gestores quanto os colaboradores precisam passar por um processo de sensibilização e capacitação.
É um momento de entender sobre o assunto; discutir as vantagens e desvantagens para ambos e fazer a melhor escolha sempre alicerçada nos valores da empresa.
Estabeleça uma política para esse teletrabalho. Reúna todo o grupo envolvido e deixe claro que o papel de cada um é importante para o progresso da empresa.
Passou pela cabeça de muitos gestores que seria impossível gerir o seu time à distância, mas a realidade é que enfrentamos os mesmos desafios que a uma gestão presencial. A diferença, é que tanto o líder quanto a equipe precisam ter uma comunicação mais afinada, além de uma relação de confiança mais fortalecida.
Para facilitar a condução de todas as tarefas, existem ferramentas que podem monitorar o rendimento de seus colaboradores, a parte mais importante, que é processual, faz parte da rotina, inclusive do regime presencial.
Por isso utilize metodologias de controle, como o kanban, para manter tarefas e prazos alinhados entre todos os envolvidos. Além de Ferramentas, como o Trello, que são excelentes para facilitar a gestão de atividades da equipe.
Um computador bom, ferramentas inovadoras, cadeiras ergonômicas estes são alguns itens que são essenciais para a rotina do colaborador. Não basta o conhecimento, mas acima de tudo, uma estrutura digna para que ambos continuem atingindo as expectativas desejadas.
A gestão precisa dar todo o suporte necessário ao colaborador, acompanhando-o e criando instrumentos para a produtividade.
Fica a dica: Vale a pena contar com uma solução de Portal do Colaborador para atualização das notícias, um canal direto para se comunicar e ouvir seus colaboradores, incentivando a troca de informações e o alinhamento entre a empresa e seus colaboradores.
Empatia essa é a palavra a ser usada no vocabulário da vida real das empresas, isso porque não é entender o momento como uma obrigação das entidades federais e mundiais, mas sobretudo ter o cuidado com o próximo.
Empresa e gestor: dê o seu melhor pela humanização, ao seguir essa postura a motivação vem de carona ao trabalho de cada peça da companhia.
Como abordado anteriormente um dos diferenciais de um gestor é a rápida capacidade de reinvenção, vai além do gerenciamento de processos, porque agora, a atenção destinada aos colaboradores deve ser redobrada. Tudo é novo, sem precedentes.
Em um estudo feito pelo o Instituto de Pesquisas da Universidade de Stanford, apenas 15% dos resultados estão ligados aos conhecimentos técnicos. Enquanto isso, os outros 85% estão ligados à habilidade de se comunicar e relacionar com outras pessoas, em outros termos, comunicação é tudo!
Portanto, está claro que conhecer bem os funcionários e os seus pontos fortes podem fazer toda a diferença.
O capital humano é a alma de toda a empresa, e o gestor de RH precisa mais do que nunca, ser a ponte de diálogo entre as outras lideranças, ouvindo, aproximando e buscando soluções que potencializem a performance de todos.
Saiba mais aqui sobre os desafios e o que a área de RH pode fazer por seus colaboradores.
É importante lembrar que todas as ações elaboradas neste período de home office só são possíveis através da tecnologia: ferramentas de reuniões virtuais, app de marcação de ponto, sistemas de gestão que integram todos os departamentos, operações, processos etc.
Se você sente que a sua gestão está com ruídos ou baixa performance, busque no mercado alguma solução de RH, assim o seu departamento se torna mais estratégico, atende as exigências como o eSocial, automatiza processos e tem um canal de comunicação direto com os colaboradores.
A StarSoft é especialista em softwares de gestão de pessoas e utiliza a tecnologia para potencializar resultados, otimizar processos e reduzir custos.
Venha transformar a sua gestão de pessoas com quem conhece do assunto, acesse nosso site para saber mais e, claro, contate nossa equipe.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital