O desenvolvimento tecnológico revolucionou a sociedade, principalmente as organizações. De modo geral, podemos dizer que o avanço da tecnologia possibilitou que as empresas melhorassem seus processos ou operações, se modernizassem e, por fim, reduzissem custos, como principal consequência. Para saber melhor como o uso da tecnologia ajuda a reduzir custos nas empresas, continue a leitura […]
O desenvolvimento tecnológico revolucionou a sociedade, principalmente as organizações. De modo geral, podemos dizer que o avanço da tecnologia possibilitou que as empresas melhorassem seus processos ou operações, se modernizassem e, por fim, reduzissem custos, como principal consequência.
Para saber melhor como o uso da tecnologia ajuda a reduzir custos nas empresas, continue a leitura e veja o que dizem os especialistas a respeito deste assunto!
A tecnologia é, sem dúvida alguma, a melhor amiga dos empreendedores e empresários, em geral, pois pode, desde que utilizada de forma correta e estratégica, ajudá-los na difícil missão, mas não impossível, de reduzir custos. A seguir, veja algumas das tarefas que podem ser automatizadas e colaborar, assim, para a redução de custos.
Antes de tudo, vale acrescentar que os recursos humanos são a fonte primordial para o sucesso de uma organização, pois atuam como o cérebro da empresa, pensando em soluções que a ajude a se desenvolver ainda mais. Além disso, são através dos recursos humanos que as tecnologias das organizações são geridas e colocadas, muitas vezes, em execução.
No ambiente de vendas, diversas técnicas são colocadas em execução, mas muitas vezes de forma manual, como é o caso da consulta de produtos no estoque enquanto presta atendimento ao cliente. Então, a título de informação, a empresa pode contar com um sistema de gestão integrada que pode otimizar a consulta do produto no estoque, por meio de um módulo de controle de estoque e, assim, fazer com que o consultor de vendas tenha não só ganho em economia de tempo, mas também que preste um atendimento ágil e eficiente.
Talvez fique mais fácil visualizar essa operação a partir de um exemplo – geralmente, o processo de consulta de produto no estoque segue um rito, a saber: o consultor de vendas sai da pista de vendas, deixando o cliente esperando e vai ao estoque procurar o produto que deseja, algo que pode durar um bom tempo caso o vendedor não conheça o estoque.
Esse processo é otimizado quando o vendedor dispõe de um sistema de controle de estoque que o permite saber de forma digital se o produto existe em estoque e quantos dele existem, bem como a numeração, tamanho, entre outras informações que podem agilizar o processo de venda.
Mas como isso ajuda na redução de custos? Além de ser possível diminuir a quantidade de vendedores, para o Sebrae, colabora para o aumento das vendas, fazendo com que os produtos saiam do estoque, o que, no final das contas, reduz custos com manutenção e pagamento de seguro.
Hoje, é possível contar com soluções tecnológicas integradas a um sistema de gestão empresarial que possibilitam a otimização do atendimento ao cliente e colaboram, dessa maneira, para a redução de recursos humanos, um dos principais e mais onerosos gastos que uma empresa possui.
Na visão de José Ernesto Lima Gonçalves, engenheiro de produção e mestre em Administração pela USP, a tecnologia colabora diretamente para a redução de custos no setor de atendimento ao cliente, uma vez que otimiza o processo de atendimento e garante, assim, a redução do quadro de colaboradores, mas sem colocar em xeque a qualidade do atendimento.
Além disso, afirma o pesquisador, ao garantir agilidade no processo de atendimento ao cliente, a tecnologia permite otimizar o tempo de atendimento, de modo que o custo por cliente em atendimento também seja reduzido.
No dia a dia, as empresas produzem um grande volume de dados que precisam ser arquivados, processados e tratados para uso diante de alguma necessidade. Isso, sem dúvida, gera custos, mas eles podem ser reduzidos, desde que a empresa conte, por exemplo, com uma solução tecnológica que permita arquivar, processar e tratar os dados em tempo real, como é o caso de um sistema de gestão empresarial.
A maioria dos sistemas de gestão empresarial possibilita não só o backup automático em nuvem dos dados que forem sendo inseridos nele, mas também são capazes de gerar relatórios que podem ser utilizados de maneira estratégica para implementar melhorias na empresa e em suas operações ou processos.
De modo geral, é uma tecnologia que auxilia o gestor na tomada de decisão, conferindo a ele maior certeza e solidez a tal processo.
Se observarmos o processo de armazenamento de dados tradicional (com uso, por exemplo, de HD externo), veremos que a marca não terá custos apenas com recursos humanos para realizar tal operação, mas também custos com horas extras e poderá perder, inclusive, ganho em lucratividade, porque o funcionário responsável por essa operação poderia estar fazendo algo mais produtivo para o seu desenvolvimento.
É comum termos em mente que errar é humano, mas o erro deve ser evitado para que este obtenha êxito em seu empreendimento. O mesmo vale para os profissionais, ou seja, para colaboradores de organizações, pois um simples erro pode fazer com que elas percam vendas e, assim, desçam ladeira abaixo no mundo do mercado.
Já imaginou, por exemplo, se um colaborador coloca uma peça que não deveria no processo de fabricação de certo produto? Isso, além de fazer com que todo o processo seja reiniciado, gerando custos para a empresa, pode, por descuido, fazer com que o produto erradamente fabricado chegue ao mercado e tenha não só uma péssima aceitação, mas também arranhe a sua imagem perante o público consumidor.
Ou, ainda, o caso de um profissional do setor fiscal pagar impostos duplicados porque não prestou atenção, dando, assim, prejuízo à empresa.
Então, a tecnologia pode auxiliar a empresa na eliminação de erros humanos nos processos ou operações que fazem parte dela e, assim, garantir que tenha maior eficiência, produtividade e, consequentemente, a redução de custos.
Como se vê, a tecnologia é uma forte e estratégica aliada para a marca que pensa grande e, sobretudo, em reduzir custos.
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