fbpx
Leia também

Conheça os 7 maiores desafios de RH enfrentados pelas empresas hoje 

O potencial de toda empresa é representado pelo potencial de seus colaboradores e do melhor aproveitamento possível de suas competências. Conheça os 7 maiores desafios de RH enfrentados pelas empresas hoje

Para profissionais da área de Recursos Humanos, bem como para gestores de outros departamentos, a realidade trazida pelo impacto da pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de desafios — ou aumentou desafios que sempre existiram. 

Sabendo disso, a StarSoft separou os 7 maiores desafios de RH enfrentado pelas empresas hoje, bem como a melhor forma de superá-los em sua organização. 

Continue lendo para saber mais. 

Os 7 maiores desafios de RH enfrentados pelas empresas hoje 

1. Implementar folha de pagamento 

Um dos maiores desafios encontrados pelo RH com a crise causada pela pandemia de COVID-19 é como manter a folha de pagamento se a empresa está parada, sem gerar receita. 

Em Abril de 2020, a Medida Provisória n° 936 estabeleceu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, reduzindo até 70% da jornada de trabalho e, em consequência, o salário dos trabalhadores. 

Isso possibilitou que empresas se segurassem até o ponto de reavaliação, mantendo o negócio de pé. Porém, por não terem implementado anteriormente formas efetivas de controlar a folha de pagamento, ainda assim, muitas empresas quebraram. 

As empresas que sobreviveram se veem obrigadas a buscar formas de implementação de folha de pagamento eficientes. 

Para tal, buscam uma série de sistemas, o que acaba sendo complicado porque muitos não atendem suas necessidades, apresentam interfaces complicadas de baixa usabilidade e acabam encontrando resistência dentro da organização. 

Confira aqui o artigo com o roteiro para implementar a folha de pagamento. 

2. Garantir alinhamento de comunicações 

Segundo o SEBRAE, lidar bem com o gerenciamento de pessoas diminui significativamente os impactos negativos da pandemia nas empresas. 

Esse trabalho é mais difícil com o trabalho remoto, no qual os colaboradores estão distantes, muitas vezes ainda em período de adaptação. 

Nesse contexto, a humanização do relacionamento com os colaboradores é extremamente importante para motivá-los no ambiente de trabalho. 

A procura por soluções inteligentes para o alinhamento de equipes, criando canais acessíveis e de comunicação facilitada, tem sido uma preocupação constante de gestores de RH que desejam criar equipes de alta performance. Confira o podcast da nossa analista de RH sobre Canais efetivos de Interação

3. Conquistar um clima organizacional positivo e motivador 

Segundo informações do SEBRAE, o clima organizacional é um retrato da realidade da empresa e influencia na produtividade

Uma forma de fazer isso é através de pesquisas de satisfação, modelos de gestão inteligentes que levem em consideração dados de levantamentos internos. 

Devemos lembrar, entretanto, que a conquista de um clima organizacional positivo depende do conhecimento da cultura organizacional, da integração entre departamentos e de uma aproximação dos gestores com seus subordinados. Saiba mais aqui sobre a importância de pesquisas de clima organizacional em tempos de home office. 

4. Realizar recrutamento e seleção 

A pandemia e a necessidade de trabalhar remotamente fizeram o número de contratações a distância crescer. 

Para se ter uma ideia, no segundo semestre de 2020 as contratações nessa modalidade cresceram 49,91%

Situações em que o candidato fica sem internet no meio de uma entrevista ou crianças e pets fazendo barulho enquanto ela ocorre se tornaram relativamente comuns — e os recrutadores precisam se adaptar a essa nova realidade. 

Para os gestores de RH, a dificuldade em visualizar as vagas disponíveis e o perfil dos candidatos e em acompanhar as etapas do processo configuram desafios. Veja aqui algumas dicas de como tornar seu recrutamento e seleção mais ágil. 

5. Controlar a frequência 

O trabalho remoto trouxe um novo desafio às empresas: controlar a frequência de seus colaboradores. Com as pessoas em casa, como fazer isso de forma a garantir que a jornada de trabalho seja cumprida? 

E para quem ainda atende presencialmente, como controlar a movimentação e o acesso às dependências da empresa? 

Tudo isso acaba sendo uma preocupação dos profissionais de RH, que precisam de ferramentas de controle para realizar essa tarefa. 

6. Apoiar os líderes nas tomadas de decisão 

Quem trabalha com RH sabe que o maior capital de toda empresa é o capital humano. Por trás de cases de sucesso estão pessoas motivadas, comprometidas com objetivos e capacitadas. 

O profissional de Recursos Humanos sabe que sua função é apoiar os líderes em tomadas de decisão inteligentes, trazendo soluções para seus problemas, contratando pessoas capacitadas, acompanhando mudanças de legislação e mantendo os colaboradores alinhados com as estratégias da organização. 

7. Realizar o controle de competências 

Com o cenário disruptivo que estamos enfrentando, onde hoje o concorrente é um e amanhã pode aparecer algo completamente novo, derrubando empresas, o melhor uso possível das competências de cada função faz toda a diferença. 

Na prática, um bom controle de competências gera melhores resultados para a empresa, com aumento na receita ao oferecer o melhor aproveitamento de cada colaborador. 

Enfrentando esses desafios 

Enfrentar os desafios propostos depende de ferramentas de gestão inteligentes que auxiliem os gestores e outros profissionais em seu trabalho. 

A StarSoft está entre as principais empresas de soluções para Recursos Humanos do Brasil. É especializada em softwares de gestão empresarial e gestão de pessoas, e utiliza tecnologia para potencializar resultados, otimizar processos e reduzir custos. 

Em 2020, é uma das 5 empresas mais lembradas no país na categoria Tecnologia para Gestão de RH. 

Para lidar com os desafios de RH e outros desafios de todas as empresas, possuímos um portfólio completo em ERP, HCM, Gestão Fiscal, Gestão de Frotas e Business Inteligence. 

Desenvolvidos por especialistas do mercado de tecnologia altamente capacitados, conhecedores dos processos e dores das empresas. 

Conte com nossa experiência 

São 30 anos de experiência no mercado de trabalho, oferecendo sistemas com interfaces amigáveis, de fácil usabilidade, que são rapidamente absorvidas pelos usuários através da metodologia exclusiva de treinamento guiado. 

Nosso suporte dedicado e especializado faz com que sejamos recomendados por mais de 94% dos nossos clientes, oferecendo mais de 20 soluções modulares em operações em 5 países da LATAM. 

Só no Brasil são mais de 100 canais, atendendo empresas de todos os portes e segmentos. 

Se sua empresa busca uma forma de enfrentar os desafios de RH e quer uma solução tecnológica e simples, temos exatamente o que você precisa. 

Nossas soluções correspondem às melhores práticas de RH, em compliance com a legislação trabalhista, resultando em melhor performance para sua empresa com a automatização de processos com informações confiáveis e integradas, desburocratizando processos e reduzindo custos. Acesse o site e saiba mais. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.