Em pesquisa realizada pela Zion Market Research aponta-se que o mercado de Business Intelligence (BI) no mundo terá um aumento médio de 8,4% ao ano, considerando o período de 2016 a 2021. Isso significa que, em 2021, o mercado global de Business Intelligence provavelmente chegará ao faturamento de US$ 26,50 bilhões, de acordo com a mesma pesquisa, e […]
Em pesquisa realizada pela Zion Market Research aponta-se que o mercado de Business Intelligence (BI) no mundo terá um aumento médio de 8,4% ao ano, considerando o período de 2016 a 2021.
Isso significa que, em 2021, o mercado global de Business Intelligence provavelmente chegará ao faturamento de US$ 26,50 bilhões, de acordo com a mesma pesquisa, e os motivos são as constantes evoluções tecnológicas do setor.
Não é para menos. Em estudo promovido pelo Forbes Insights , em 2019, com 449 executivos brasileiros, aponta-se que 2/3 dos entrevistados afirmaram que estavam pensando em investir em BI ou ampliar os investimentos já feitos no setor.
Com este crescimento exponencial do mercado brasileiro, é inegável a necessidade das empresas em investir em Business Intelligence para alavancar a empresa e se destacar frente a concorrência.
Quer saber quais são os principais benefícios do Business Intelligence para a sua empresa? Continue lendo este post.
Popularmente, as pessoas acreditam que o Business Intelligence é sinônimo de integração dos dados empresariais, a fim de que esta informação possa ser sintetizada em gráficos, relatórios e cubos.
Todavia, apesar de isso ser uma parte importante da Business Intelligence, não apresenta uma análise completa do conceito. Na verdade, consiste em diferentes ferramentas e metodologias que permitem que a empresa:
– Tenha acesso a todas as informações organizacionais;
– Conheça o seu cliente e suas vontades;
– Tenha informações dos concorrentes e privilegiadas.
Ou seja, há o levantamento e sistematização de informações de todos os setores da empresa, desde o operacional até o Marketing.
E, com base em tudo isto, possa tomar decisões mais qualificadas para a empresa, para impulsionar as vendas e melhorar os relacionados.
Ou seja, é o meio pelo qual a empresa se conhece e o mercado em que está inserida, permitindo que a empresa direcione suas decisões para os objetivos empresariais.
Porém, para que a metodologia funcione na empresa, é essencial que a sua implementação seja bem planejada, organizada e executada, para que atinja os objetivos esperados pela empresa.
Por ter essa característica multidisciplinar, o projeto de Business Intelligence não é feito exclusivamente pela equipe da TI.
Na verdade, deve ser formada uma equipe composta por pessoas dos mais diversos setores da empresa, por aquelas que entendem as regras da empresa e aqueles que irão trabalhar com esta informação.
Além de ser essencial, ter um gestor responsável pelo BI, pessoa que será responsável pelo controle do setor (faça o acompanhamento da execução) e garantir que a informações colhidas sejam efetivamente colocadas em prática pela empresa.
A coleta, organização e análise dos dados através das técnicas e metodologias do Business Intelligence permite que estes se transformem em informações valiosas para a empresa.
Aqui, vale aquela máxima “Informação é poder”.
Mas, se mesmo assim não está convencido que vale a pena a empresa investir em Business Intelligence e não deve ser considerada um custo, conversamos com os especialistas para descobrir quais são os principais benefícios em adotar um BI:
Alguns executivos e gestores ainda tomam decisões importantes da empresa baseados unicamente em palpite ou intuições.
Estas decisões baseadas em achismos, na maioria das vezes, não são as mais adequadas, já que não estão baseadas em dados concretos.
Por isso, ao sintetizar os dados empresariais e transformá-los em informações, permite que a tomada de decisão seja feita de acordo com bases concretas, visando o crescimento da empresa.
Atualmente, saber exatamente em qual posição a empresa está permite que o gestor tenha uma visão mais ampla de quais caminhos deverão ser percorridos pela organização.
Com isso, o gestor elabora um planejamento estratégico de acordo com informações bem estruturadas.
Ao realizar a análise profunda dos dados sintetizados, o gestor consegue enxergar todos os processos e rotinas da empresas de forma ampla. Permitindo descobrir onde estão os erros e acertos.
Dessa forma, não é mais necessário que sejam feitas mudanças “no escuro”, através da tentativa e erro. Mas sim, de forma consciente, por meio de critérios objetivos devidamente embasados em dados.
Assim, é possível tornar os processos mais eficientes e, com isto, a empresa se torna mais competitiva no mercado.
Ao tornar os processos empresariais mais eficientes, a empresa se torna mais produtiva.
Por conta disso, há um aumento dos resultados obtidos da empresa como um todo.
Através das técnicas do Business Intelligence, é possível identificar quais processos estão gerando os maiores custos e prejuízos pela empresa. Com isto, o gestor irá tomar decisões para corrigi-los e automaticamente gerando uma diminuição do custo operacional.
O resultado da maior eficiência da empresa e aumento da produtividade é o aumento da faturamento da empresa.
As informações sobre comportamento do cliente e históricos de vendas sintetizadas pelos Business Intelligence permite que a empresa preveja quais são as demandas de consumo.
Ou seja, qual o período em que as compras aumentam ou diminuem consideravelmente. Permitindo que haja uma maior preparação para estes períodos.
O gestor ao analisar as informações apresentadas sobre as vendas, Marketing e comportamento do consumidores consegue mapear quais são as tendências do mercado e novas oportunidades de negócios.
Permitindo que seja feito um planejamento adequado de promoções e ofertas que realmente gerarão aumento das vendas e do faturamento.
Os sistemas de Business Intelligence geram indicadores de desempenho dos processos e rotinas.
Com base nestes indicadores, é possível estruturar os fluxos de trabalho de forma mais eficiente e reorganizar aqueles que não estão atendendo aos objetivos da empresa.
É possível ainda ter acesso às estatísticas, gráficos e cálculos que permitem conhecer diferentes partes do empreendimento, como volume de vendas, margens de crescimento, desempenho de equipes e funcionários etc.
Ou seja, nenhuma decisão da empresa será feita com base em achismo. Todas serão embasadas em dados concretos. E, com isto, há uma transformação positiva dos resultados alcançados, com aumento das vendas e interação das equipes.
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