As empresas encontram um grande desafio para realizar o controle dos materiais. Isso porque, dependendo da indústria, a lista de matéria prima pode ser bem extensa. Isso corrobora para transformar o monitoramento e a verificação de cada uma delas em um trabalho pesado de se fazer. Hoje, separamos para você alguns métodos a serem aplicados […]
As empresas encontram um grande desafio para realizar o controle dos materiais. Isso porque, dependendo da indústria, a lista de matéria prima pode ser bem extensa. Isso corrobora para transformar o monitoramento e a verificação de cada uma delas em um trabalho pesado de se fazer.
Hoje, separamos para você alguns métodos a serem aplicados para você ter um maior controle sobre os materiais envolvidos nos seus processos produtivos, vamos conhecê-los?
Um bom gerenciamento de insumos garante que a companhia tenha o controle total da linha de produção. Isso desde o acompanhamento de pedidos até a entrega do produto ao cliente. Afinal, uma empresa não pode se comprometer com prazos de entrega se não tiver matéria-prima disponível para a produção.
A gestão eficiente dos materiais ajuda o gestor no aperfeiçoamento dos investimentos em estoque, o que reduz custos e usa o dinheiro empregado da melhor maneira possível. Evitando, assim, a depreciação ou vencimento de itens.
Todos os materiais necessários para a produção podem ser encontrados no estoque. Nele, é possível encaminhar os itens necessários a cada procedimento da manufatura. Por desempenhar uma função tão importante, o manuseio do estoque não pode conter falhas, pois isso pode até mesmo levar à interrupção dos trabalhos.
Isso quer dizer que você precisa dar uma atenção maior, tanto à gestão de estoque, quanto à própria compreensão do ciclo de vida dos produtos, de acordo com a especificidade de cada tipo de indústria.
Além disso, é de extrema importância se manter atento(a) às normas regulamentadoras que regem a produção para cada tipo de material, em especial às descritas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – o órgão que atua no controle sanitário no país.
Outra dica valiosa é que você planeje melhor a sua demanda, afinal, os produtos parados se depreciam e podem gerar grandes perdas para o seu negócio, o que pode acarretar em um grande problema se não houver um planejamento para a entrada e a saída de materiais de estoque baseadas na demanda da empresa.
Você pode, por exemplo, fazer uma lista de matérias-primas em seus níveis de necessidade de acordo com a produção esperada, pois isso diminui consideravelmente o armazenamento de itens desnecessários.
A organização é um ingrediente fundamental para que resultados positivos sejam alcançados. Do inventário do estoque aos materiais que estão em uso pela produção, técnicas de gerenciamento devem ser aplicadas para promover uma melhor disposição da matéria-prima, que pode ser dividida em:
Já foi possível perceber que o estoque deve ser primordialmente organizado e desempenha uma função importantíssima. Por isso, para conseguir organizar um setor de controle de estoque, você precisa descrever suas principais funções, se perguntando:
A rotatividade ou giro de estoque é expressa no inverso de unidade de tempo ou em vezes, isto é, vezes por dia, por mês ou por ano. Esse índice também pode ser obtido através de valores monetários de custos ou de venda.
Para fins de controle, é preciso determinar a taxa de rotatividade adequada dentro da necessidade da empresa e então comprá-la com a taxa real. Determine, então, o padrão da rotatividade e estabeleça um índice para cada grupo de materiais que corresponda a uma mesma faixa de preço ou consumo.
Para ter um maior parâmetro sobre o assunto, você pode contar com o apoio das soluções da Starsoft. Nosso módulo de produção oferece a gestão de todo processo produtivo, inclusive o controle de materiais.
Afinal, para as singularidades da área produtiva, o plano mestre de produção cadastra os materiais e suas particularidades como formas de requisição das compras e das alocações, além do controle de demanda, categoria do material fabricado ou comprado, lote de produção e encomenda.
Através das características específicas de cada material, é possível fazer o planejamento de compra e de produção de modo mais eficaz.
Quer saber mais sobre esse módulo? Clique aqui e entre em contato conosco!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital