fbpx
Leia também

Downsizing

Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos (salários), indiretos (despesas contábeis e jurídicas) e operacionais (produção) são apenas algumas das despesas necessárias para o funcionamento de qualquer organização. Mas, à medida que as demandas nos negócios continuam a crescer, você provavelmente começa a buscar maneiras de fazer o que parece impossível: reduzir custos com sucesso e aumentar a eficiência organizacional.

Mas, não importa o quão grande ou pequena sua empresa seja, você deve sempre procurar maneiras de reduzir despesas desnecessárias. Desde a alteração da cultura do local de trabalho até a integração de novas tecnologias, há muitas maneiras de realizar com sucesso o downsizing, o método de redução de custos mais conhecido.

E, se você deseja que o orçamento final permaneça competitivo, é necessário compreender as melhores maneiras de remover despesas de uma forma que fortaleça (sem limitar) sua empresa em crescimento. Por isso, hoje a StarSoft veio trazer esse artigo para te deixar a par de todo esse assunto e, por fim, elucidar um pouco mais sobre downsizing.

Downsizing | Do que estamos falando?

Downsizing em sua definição mais pura é a redução do tamanho da organização como método para cortar custos, separar operações lucrativas e melhorar a eficiência organizacional. Aplicado, o downsizing é um processo de reestruturação para enfrentar os desafios organizacionais. No contexto da gestão de pessoas, por exemplo, o downsizing envolve a eliminação de certos postos de trabalho com o objetivo de reduzir a folha de pagamento e melhorar a eficiência do trabalho.

Também recebe nomes como reestruturação e rightsizing. Mas, independentemente do nome usado, quase sempre significa a redução dos custos com itens de forma permanente da organização, contribuindo para a reestruturação organizacional que resulta na alteração do tamanho da organização,  transformando a estrutura organizacional em algo mais plano, e respondendo mais prontamente ao ritmo das mudanças externas e internas.

Em muitos casos, o downsizing envolve apenas a redução do tamanho da organização por meio da redução da força de trabalho.

Como abordar o downsizing?

É importante observar as consequências do downsizing e garantir que o método simplificará a visualização de gastos da organização, superando danos potenciais à reputação da empresa e não gerando declínio na moral dos colaboradores.

Afinal, existem custos associados ao processo, sendo completamente vital avaliar cuidadosamente fatores potenciais com menor produtividade, perda de talentos, custos de rescisões e custos futuros de contratação e treinamento de novos colaboradores.

A maioria dos especialistas afirma que é do interesse da empresa garantir que o processo de redução de custos seja feito sem problemas. Assim, ele pode ser alcançado por meio de um planejamento adequado e da determinação da quantidade certa de cortes – adequado para a empresa, clientes e acionistas.

Downsizing | 3 dicas úteis para o seu negócio 

Em uma economia incerta, quando cada centavo conta, mesmo a menor das atitudes  já reduz significativamente as despesas de sua organização e gera impacto na lucratividade da empresa.

A boa notícia é que uma mudança em grande escala não é necessária. Muitas vezes, etapas simples como a seguir melhoram seus resultados financeiros, examinam cuidadosamente suas práticas e fornecem progresso!

Vamos lá?

Avalie as despesas do seu negócio

A maioria das empresas paga por serviços que não usa, desperdiçando seu dinheiro em ferramentas, veículos, aplicativos, serviços e até em taxas excessivas. O ”porquê” disso ainda ocorrer é menos importante do que a solução.

Mas, com o alto fluxo de entrada e saída de colaboradores em organizações em crescimento, as despesas costumam ser esquecidas. Ou então, elas foram justificadas apenas nos momentos onde eram necessários. Ainda assim, as empresas crescem e mudam com o tempo. E isso significa que a redução dos custos também precisa evoluir com o seu negócio.

A solução: uma avaliação cuidadosa dos seus atuais gastos.

Acompanhe indicadores financeiros para analisar e entender o quanto sua empresa está pagando por determinados produtos, serviços, fornecedores e outras ferramentas e recursos. Compare essas despesas justamente com o retorno do que elas fornecem. Verifique se são absolutamente necessárias ou não para o funcionamento de sua empresa. Depois disso, corte o peso morto, e você ficará surpresa com a rapidez pela qual os seus resultados financeiros começam a parecer mais significativos.

Sem produtos, serviços e equipamentos não utilizados atrapalhando seus negócios, você pode redirecionar recursos para onde eles são necessários. Expanda os serviços. Treine a equipe. Otimize fluxos de trabalho. Com mais dinheiro para gastar no crescimento de sua organização, você pode aumentar a eficiência organizacional rapidamente.

Opte pelo trabalho remoto

O trabalho remoto tem se tornado o modelo de trabalho preferencial dos gestores. E tirar proveito dessa tendência pode ser uma estratégia de redução de custos muito eficaz para o seu negócio. Saiba mais sobre modelo hibrido de trabalho.

Você reduz custos no caso de espaços alugados ou custos com coworking. Além disso, você não precisa fornecer benefícios relacionados ao transporte de seus colaboradores. Muito mais do que isso, alguns estudos mostram como os colaboradores remotos são mais felizes em seus empregos e, como resultado, mais eficazes. Além disso, uma equipe remota significa menos dias de licença médica e níveis mais altos de produtividade.

Invista em tecnologia eficiente

Cada vez mais, existe uma solução técnica para os problemas do seu negócio. Em vez de contratar mais pessoas para atender às demandas crescentes, você pode economizar em custos encontrando softwares e aplicativos para economizar os fluxos de trabalho e atender suas demandas corporativas.

Um dos exemplos mais clássicos para reduzir os custos é automatizar processos envolvendo faturas,  pagamentos e notas. A automação tornará essa atividade mais fácil e eficiente. E, com menos tarefas associadas à papeladas, seus colaboradores poderão se concentrar nas questões de alto nível enfrentadas por sua empresa!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Diversidade: Diferenças que somam.

    Pessoas: palavra no plural que representa um conjunto de indivíduos, tecnicamente é quem pertence à espécie humana.   Falaremos simplesmente de nós humanos que carregamos diferentes experiências, gostos,

    ver mais

    Comentários.