fbpx

Leia também

A Pandemia do novo coronavírus trouxe às empresas diversos desafios e oportunidades. As inúmeras mudanças instauradas pela crise permitiram às organizações observar com outros olhos muitos processos internos, como o modelo de trabalho de seus colaboradores. 

O modelo híbrido de trabalho, por exemplo, por mais que já existisse na rotina de diferentes empresas, ganhou muita notoriedade nos últimos tempos. 

Não se limitando somente a esse período pandêmico, o modelo híbrido proporciona uma série de benefícios às empresas, desde a redução de custos em tempo e recursos até ganhos significativos de produtividade. 

Se você quer saber mais sobre o que é, como funciona e a real importância do modelo híbrido de trabalho, continue lendo este artigo que a StarSoft preparou para você. 

O que é o modelo híbrido de trabalho? 

O modelo híbrido de trabalho é o cenário onde os colaboradores passam a trabalhar alguns dias no escritório e outros em sua casa ou outro lugar de preferência. 

Muito antes da pandemia, algumas empresas já eram adeptas ao trabalho híbrido, principalmente aquelas que já estavam habituadas ao home office. No entanto, por conta das diversas alterações trazidas pela crise, muitas organizações estão aprendendo a utilizar o modelo híbrido de forma mais estratégica

Uma pesquisa realizada pela Consultoria de Recrutamento Especializado Robert Half mostra que, para 95% dos executivos, o trabalho híbrido será permanente no cenário de empregos. 

Isso porque essa modalidade propicia oportunidades de melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional aos trabalhadores, além de, é claro, a redução de custos de escritório para as organizações. 

Como funciona o modelo híbrido de trabalho? 

O modelo híbrido de trabalho, como dissemos, funciona como um rodízio entre o home office e o escritório, onde as equipes são orientadas a trabalharem no escritório em apenas alguns dias da semana — ou até mesmo escolher quais dias querem trabalhar presencialmente e quais dias preferem o trabalho remoto. 

Para que o trabalho híbrido funcione de forma eficaz, é preciso planejar como funcionará esse rodízio, além de proporcionar aos colaboradores tecnologias e recursos necessários para que possam entregar os mesmos resultados onde quer que estejam. 

Alguns equipamentos considerados indispensáveis para o modelo híbrido de trabalho: 

  • Notebooks, fones de ouvido, mouse e teclado; 
  • Cadeiras ergonômicas para evitar problemas de saúde; 
  • Meios de comunicação eficazes; 
  • Alternativas para marcação de ponto; 

Qual a importância do modelo híbrido de trabalho? 

A importância do modelo híbrido de trabalho está centralizada no amplo leque de benefícios que ele proporciona. Cortes de gastos, diminuição de atrasos e melhor gestão de tempo estão entre os principais ganhos do trabalho híbrido. 

Vamos entender melhor cada um deles nos tópicos a seguir. 

1. Cortes de gastos 

Por mais que pareça um cálculo lógico bem simples, muitos empregadores não param para pensar que o modelo híbrido de trabalho reduz consideravelmente os custos da organização. 

Com menos colaboradores no escritório diariamente, menos gastos a empresa terá com internet, energia, vale transporte ou outros custos atrelados ao trabalho presencial. 

Outro ganho muito significativo trazido pelo home office, é a redução do tempo gasto para se deslocar até a empresa. Isso diminui exponencialmente o número de atrasos dos colaboradores, que não precisam mais ficar muito tempo no trânsito. 

2. Redução de atrasos 

Obviamente, o modelo híbrido de trabalho não elimina a possibilidade de atrasos, já que o colaborador pode enfrentar muitos imprevistos. No entanto, é uma alternativa que diminui — e muito — as chances de perda de horário ocorrerem. 

3. Melhor gestão de tempo por parte dos colaboradores 

Uma melhor gestão de tempo passa a ser uma consequência da redução de tempo no trânsito, afinal, o colaborador, com o trabalho híbrido, pode gerenciar melhor os momentos que tem para si, com a família, amigos e etc. 

Isso tem impacto direto na qualidade de vida e saúde mental das equipes, que passam a ficar mais satisfeitas e felizes por estarem trabalhando numa organização que se preocupa com o seu bem-estar. 

A importância de um canal de comunicação com o colaborador trabalhando no modelo híbrido 

Mais do que nunca, durante o trabalho no modelo híbrido, a comunicação é um dos pilares básicos para garantir o sucesso dos seus resultados. 

Portanto, como RH ou gerência, tenha sempre certeza que a comunicação está sendo a mais explícita e transparente possível, garantindo confiança entre as equipes e uma maior conexão entre todos os colaboradores. 

A Starsoft pode te ajudar a transformar o modelo híbrido em um fator de sucesso para a sua organização. Nosso módulo para Recursos Humanos facilita, moderniza e otimiza seus processos de uma forma jamais vista. 

Alguns dos nossos benefícios: 

  • Administração e controle de cargos e salários; 
  • Soluções para Recrutamento e seleção; 
  • Acompanhamento da Medicina e Segurança do Trabalho; 
  • Controle de frequência; 
  • Avaliações; 
  • Controle de competências; 
  • Portal RH; 

Entre em contato conosco e saiba mais agora mesmo! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Comentários.