fbpx
Leia também

EFD Contribuições – O que é?

Conhecer o EFD Contribuições é fundamental para manter sua empresa livre das multas e penalidades aplicadas em caso de atrasos. 

Aliás, as obrigações relacionadas ao EFD Contribuições devem ser entregues até o décimo dia útil do segundo mês posterior ao que se refere à escrituração. Por exemplo, as informações de outubro devem ser entregues até o décimo dia útil de novembro.

EFD Contribuições – O que é?

A EFD Contribuições é parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Seu uso é destinado a pessoas jurídicas e de direito privado. 

Este arquivo digital recebe as entregas relativas à escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins. Sendo que os seguinte blocos da EFD-PIS/Cofins compõem a EFD Contribuições:

  • Bloco 0 – Abertura, Identificação e Referências
  • Bloco A – Documentos Fiscais – Serviços (ISS)
  • Bloco C – Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)
  • Bloco D – Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS)
  • Bloco F – Demais Documentos e Operações 
  • Bloco I – Operações das Instituições Financeiras e Assemelhadas, Seguradoras, Entidades de Previdência Privada e Operadoras de Planos de Assistência à Saúde
  • Bloco M – Apuração da Contribuição e Crédito de PIS/Pasep e da Cofins
  • Bloco P – Apuração da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta
  • Bloco 1 – Complemento da Escrituração – Controle de Saldos de Créditos e de Retenções, Operações Extemporâneas e Outras Informações
  • Bloco 9 – Controle e Encerramento do Arquivo Digital.

Também é onde devem ser declarados os custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não cumulatividade. Isso de acordo com cada tipo de pessoa jurídica. 

Assim, a escrituração das contribuições sociais e dos créditos, além da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, é feita de modo centralizado, de acordo com o estabelecimento matriz da pessoa jurídica.

A EFD Contribuições, portanto, visa centralizar todos os dados analíticos que fundamentam a apuração do crédito e da contribuição do PIS e da Cofins. Com isso todas as informações relacionadas a estes eventos são apresentadas em um só arquivo digital.

Otimize as entregas

Para garantir as entregas das informações relacionadas ao EFD-Contribuições, nada melhor do que contar com um sistema confiável. 

Com o StarSoft Applications Gestão Fiscal, você pode entregar todas as informações devidas em um sistema seguro, prático e integrado. O software também facilita entregas de outras obrigações, como eSAT, ECD-Contábil, Livro Diário, EFD-Fiscal, Livro Razão e ECF-IRPJ, entre outros.

Entre em contato para saber mais sobre esta solução, ou preencha o formulário para solicitar uma demonstração.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Comentários.