Já percebemos o quanto os Recursos Humanos têm evoluídos nos últimos tempos, especialmente desde 2020, em que o setor foi peça crucial para a adaptação ao trabalho remoto e atuais maneiras de se contratar. Assim, novos pilares do RH surgiram e foram impulsionados a fim de gerar bons resultados para as equipes e negócios. Entenda […]
Já percebemos o quanto os Recursos Humanos têm evoluídos nos últimos tempos, especialmente desde 2020, em que o setor foi peça crucial para a adaptação ao trabalho remoto e atuais maneiras de se contratar. Assim, novos pilares do RH surgiram e foram impulsionados a fim de gerar bons resultados para as equipes e negócios.
Entenda mais sobre o assunto, neste artigo. Leia até o final e compartilhe com quem quer se atualizar acerca das novidades de RH.
Com essa transformação que ocorreu nos últimos dois anos, os líderes dos recursos humanos compreenderam que precisam avançar a novos caminhos da gestão de RH e atividades do setor.
Desse modo, incluíram novos pilares a cultura de contratação e gestão de pessoas, vinculando transformação digital a experiência dos colaboradores e maneira como essa relação pode ser tratada.
A última edição da pesquisa promovida pela KPMG, intitulado “O futuro do RH: lições dos desbravadores”, constatou que as empresas consideradas inovadores estão em busca de um papel disruptivo para os recursos humanos.
Conforme afirmações retiradas da análise desse estudo, trata-se de organizações que investem em um RH concentrado em integração.
Também se importa com people analytics, experiência dos colaboradores, força de trabalho qualificada, retenção de talentos, RH digital e aprendizado constante.
Além disso, o RH também começou a levar em consideração que o perfil dos trabalhadores também se modificou. Hoje, há um grande número de talentos mais desbravadores.
Portanto, esses talentos e importam com a adesão da transformação digital nas empresas e que dão mais valor à cultura organizacional das instituições.
Assim, as instituições que prezam por esses novos pilares tendem a serem mais positivas em relação ao futuro do trabalho, obtêm resultados elevados e reportaram maiores níveis de confiança dos membros das equipes.
A responsabilidade social empresarial está bastante embasada no ESG (Environmental, social and corporate governance).
O ESG é um compromisso das instituições de desenvolver atividades para um mundo melhor, inclusive com ações focadas na sociedade.
Mas, como o RH entra nessa tarefa? Bom, os recursos humanos atuam na responsabilidade social das empresas a partir de uma atuação estratégica, pois oferecem suporte aos colaboradores e executa ações e programas de reconhecimento individual e coletivo. Alguns exemplos, são:
Leia também: Ouvindo a voz do colaborador: diversidade, equidade e inclusão
Complemente seu conhecimento com: Importância das boas práticas de governança em ESG e compliance
Vindo com a onda do “User Experience”, a experiência do colaborador é uma preocupação do RH que, se bem aplicada, auxilia positivamente no employee experience e clima organizacional das empresas, além de proporcionar maior de retenção dos talentos.
Assim, quando falamos de experiência voltada ao colaborador, pensamos em como o profissional está interagindo com gestores, membros, sistemas e ferramentas, e com o próprio RH.
Então, ao avaliar a interação com a tecnologia, não somente usabilidade é um diferencial, como também uma interface é um fator primordial.
Como resultado, o RH consegue ter maior sinergia com os colaboradores, líderes percebem uma maior qualidade na entrega dos profissionais e os clientes sentirão essa diferença, a partir de uma experiência otimizada e trabalhadores mais satisfeitos.
Sugestão de leitura: Como o conceito de UX auxilia no employee experience?
A transformação digital aplicada ao RH proporcionou a adoção de ferramentas e procedimentos capazes de agilizar processos, melhorar a produtividade e tornar o setor ainda mais estratégico.
O que isso significa na prática? Que a tecnologia digitalizou atividades e, com isso, desvinculou processos burocráticos da gestão de RH, o que algo era constante para esse setor.
Assim, os profissionais de recursos humanos passam a ter mais autonomia e liberdade para exercerem suas funções e ampliar a comunicação com líderes e colaboradores.
Além disso, as atividades que, naturalmente, são mais burocráticas, como as entregas de informações trabalhistas, passaram a ser mais dinâmicas e acompanhar a digitalização do governo com o eSocial.
Entretanto, para que esses benefícios sejam, de fato, obtidos, é essencial que sejam adotadas ferramentas, recursos e tecnologias capazes de impulsionar o RH. Veja alguns exemplos:
Especialmente o portal para se comunicar com os trabalhadores vem sendo uma ferramenta cada vez mais popular no setor de recursos humanos, pois proporciona autonomia aos colaboradores, diminui erros de comunicação e dinamiza bastante o dia a dia dos profissionais de RH.
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