Adotar o sistema em nuvem para os negócios é um avanço para as empresas, principalmente por que migrar para essa nova realidade requer uma mudança de mindset da liderança e adaptação dos colaboradores. Os gestores têm optado por modificar seus sistema e armazenamento por modelos com maior conectividade com a internet, a fim de otimizar a utilização e resultados. […]
Adotar o sistema em nuvem para os negócios é um avanço para as empresas, principalmente por que migrar para essa nova realidade requer uma mudança de mindset da liderança e adaptação dos colaboradores.
Os gestores têm optado por modificar seus sistema e armazenamento por modelos com maior conectividade com a internet, a fim de otimizar a utilização e resultados.
A partir dos serviços em nuvem, muitas empresas obtêm mais agilidade e simplicidade, ao mesmo tempo que enxergam uma maior eficiência e redução de gastos.
Ou seja, são diversos benefícios para os negócios. Então, para escolher o serviço de nuvem mais adequado para sua empresa. Leia este conteúdo até o final!
Há muitos gestores que optam pela nuvem a fim de atender as demandas da empresa, e é totalmente compreensível. Contudo, essa é uma escolha que envolve razões ainda mais plurais.
O Cloud Computing, ou seja, a computação em nuvem, é um termo utilizado entre os profissionais para definir o armazenamento de dados de maneira online. Isso ocorre sem o gerenciamento ativo de um utilizador, o próprio sistema efetua esse envio.
Dessa forma, as organizações obtêm benefícios significativos, como: melhora da segurança, maior escalabilidade, padronização das operações, entre outras vantagens.
Do ponto de vista do setor de TI, as vantagens estão ligadas à redução de custos com equipamentos e manutenção. Além disso, os profissionais de tecnologia podem focar em tarefas mais estratégias, que podem beneficiar internamente.
Vale citar que há provedores que oferecem ferramentas extras. Tais auxílios refletem no dia a dia dos colaboradores, aumentando sua produtividade, colaboração e segurança
Por esses motivos que cada vez mais empreendedores e gestores estão optando por essa mudança, mesmo que ainda de maneira tímida.
Estenda seu conhecimento e leia: “5 motivos para ter um ERP em nuvem”
Antes de fechar negócio com o prover de nuvem, é necessário avaliar alguns pontos. Desse modo, as chances de haver algum problema ou insatisfação é bem menor.
A tomada de decisão precisa ocorrer a partir de parâmetros, levando em consideração a realidade do negócio o que se espera de um serviço em nuvem. Portanto, é importante avaliar:
Suas necessidades
Hoje, existem diferentes provedores, com soluções incríveis, contudo, talvez não sejam aplicáveis à realidade de seu negócio. Por isso, analise o que sua empresa precisa.
Então, faça uma avaliação da organização, consulte seus profissionais e liste as necessidades. Desde as exigências mais básicas até as mais avançadas.
Dessa maneira, será mais fácil eliminar os fornecedores e visualizar qual serviço é o ideal para sua empresa, visto que existem diferentes ferramentas.
Histórico do fornecedor
Tenha critérios e avalie bem o fornecedor. Um dos primeiros passos dessa análise de reputação é a abrangência do serviço e sucesso de outros projetos. Dessa forma, procure feedbacks de antigos clientes, pesquise em sites de reclamação. Procon, por exemplo, é uma ótima ferramenta de busca.
A maneira como o fornecedor se relaciona com o cliente é bastante importante e é um dos requisitos a seguir.
Qualidade do Suporte
Uma pergunta que não pode deixar de ser feita é: “o suporte é de eficaz?”. Parece óbvio, mas questionar a eficiência desse auxílio é fundamental.
A falta de suporte do provedor pode atrapalhar o fluxo da empresa. Afinal, problemas podem surgir, mas precisam ser resolvidos com rapidez.
Por isso, avalie se haverá respaldo necessário para os colaboradores, gestores e equipe de maneira geral.
#Dica: consultar os feedbacks de atuais e antigos clientes é uma ótima forma de descobrir se o suporte é eficaz.
A criptografia garante uma maior segurança dos dados da empresa. Portanto, avalie se o provedor oferece o gerenciamento seguro dessas chaves, mas garantindo que os gestores tenham autonomia.
É interessante também que haja a criptografia dos dados durante a transferência e armazenamento para a nuvem. Dessa forma, as informações estarão ainda mais seguras.
Leia também: Como a nuvem impulsiona os negócios
Com o avanço tecnológico, ficou mais fácil de escolher o serviço de nuvem adequado para sua empresa.
Especialmente com as sugestões citadas acima, as chances de haver erro na escolha é mínima. Contudo, é importante avaliar qual tecnologia será utilizada para seus negócios.
Atualmente, existem provedores com diferentes técnicas e ferramentas robustas, como a Big Data, Machine Learning e outras. Além dos tipos de nuvem: pública, privada e híbrida.
Ou seja, de fato há muitas opções. Por esse motivo, antes de escolher o provedor, converse com um especialista, faça uma análise aprofundada de seu negócio e, assim, defina a tecnologia e método adequados.
Então, gostou desse conteúdo? Há outros materiais em nosso site sobre Nuvem. Assim, agregamos conhecimento e te ajudamos a escolher o melhor serviço para sua empresa!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital