Introdução A rotina dos gestores de RH abrange muitas demandas relacionadas a gestão dos colaboradores. Apesar de tantas responsabilidades, uma atividade específica precisa de uma atenção especial dos gestores: o treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D). Quando se perde a eficiência nessa prática, todos os resultados da empresa ficam comprometidos. Entre as melhores estratégias para […]
A rotina dos gestores de RH abrange muitas demandas relacionadas a gestão dos colaboradores. Apesar de tantas responsabilidades, uma atividade específica precisa de uma atenção especial dos gestores: o treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D). Quando se perde a eficiência nessa prática, todos os resultados da empresa ficam comprometidos.
Entre as melhores estratégias para otimizar o T&D está a implementação de um RH Digital. Por meio dele, a área segue atualizada com as melhores práticas e processos. Neste artigo, explicaremos em maiores detalhes sobre a relação entre o RH Digital e o T&D.
Falaremos também sobre como estruturar um eficiente plano de desenvolvimento de pessoas. Além disso, elencaremos alguns desafios comuns enfrentados pelos RHs e como contorná-los. Acompanhe os próximos tópicos!
A grande importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas, está impulsionando o investimento feito pelas empresas nessa prática. Conforme a mais recente pesquisa “Panorama do Treinamento no Brasil”, produzido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD):
Embora os esforços das empresas no estímulo e implantação do T&D sejam observáveis e elogiáveis, ainda há um longo caminho para chegar no patamar ideal. Comparando com outros países, como os Estados Unidos, nota-se que as empresas do Brasil ainda treinam pouco os seus colaboradores.
Apesar do ganho de investimentos e da melhoria da conscientização das empresas em relação ao treinamento e desenvolvimento de pessoas, ainda existem grandes desafios a serem superados. Um deles é alinhar os treinamentos com a cultura interna das organizações. O que isso significa?
Na prática, os programas de T&D devem fazer mais do que apresentar estratégias para a potencialização das habilidades inatas e técnicas dos colaboradores. Uma vez que, nem toda habilidade se adequa a cultura, propósito e valores da empresa. A mesma regra se aplica aos conhecimentos disponibilizados. Eles precisam ser menos genéricos e mais específicos.
Dessa forma, os profissionais percebem que os aprendizados fazem sentido para as suas realidades e entendem como aplicá-los. A ausência desses dois fatores: alinhamento com a cultura e o conhecimento, impactam negativamente no engajamento e retenção dos colaboradores em relação aos conteúdos apresentados.
O engajamento, inclusive, é outro grande desafio do T&D. Muitos gestores se perguntam: como engajar os colaboradores com os programas de treinamento? A resposta está no incentivo a cultura da aprendizagem. Isso envolve a inserção de práticas que estimulem o desejo pelo saber.
Entre as principais estratégias para esse estímulo, podemos destacar a elaboração de conteúdos alinhados com o perfil dos colaboradores, premiações e incentivos para aqueles que aderem aos programas e campanhas de conscientização sobre a importância de participar do T&D.
Outra dificuldade comum é o monitoramento da aprendizagem. Muitas empresas não conseguem acompanhar os resultados obtidos com o investimento em T&D. Sendo assim, não se sabe, por exemplo, se os colaboradores aplicaram os conhecimentos, melhoraram a produtividade ou a qualidade nos serviços.
Esse cenário “as cegas” desmotiva tanto os profissionais quanto a empresa. Afinal, quem investe tempo e dinheiro em algo quer ver os resultados. E como fazer isso?
Somente a aplicação de indicadores de desempenho (KPIs) pode responder a esse questionamento. Vale lembrar que – para entregarem os melhores resultados – essas métricas precisam ser gerenciadas por tecnologias.
O livro “Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações”, escrito por Idalberto Chiavenato, mostra que o treinamento e desenvolvimento de pessoas deve gerar mudanças, se antecipar às necessidades, ser adaptável, atrelado a cultura e o comportamento dos colaboradores. Mas como estruturar T&D desse nível? A seguir, apontamos algumas estratégias eficientes.
Realize uma análise das competências e habilidades necessárias para o crescimento da empresa. Além disso, identifique as lacunas entre as competências existentes e as exigidas pelos cargos e metas estratégicas. Para se obter esses dados, o RH pode utilizar as seguintes técnicas:
Defina metas claras e mensuráveis para o desenvolvimento de cada colaborador. As metas devem estar alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa e com as necessidades individuais de crescimento de cada profissional.
Em seguida, crie planos de desenvolvimento personalizados para cada colaborador, levando em consideração suas competências atuais, interesses, objetivos de carreira e áreas de aprimoramento. Todas essas informações devem constar no planejamento do T&D>
Promova treinamentos e capacitações para desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores. Isso pode incluir cursos, workshops internos ou externos, palestras, gamificação, palestras ou dinâmicas em grupo.
Além disso, implemente programas de mentoria e coaching para oferecer suporte individualizado aos colaboradores, ajudando-os a desenvolver suas habilidades e alcançar seus objetivos profissionais. Também é importante encorajar os colaboradores a se envolverem em projetos desafiadores, que exijam o desenvolvimento de novas habilidades.
Monitore regularmente o progresso do plano de desenvolvimento de pessoas e faça os ajustes, se necessário. Acompanhe os resultados alcançados e os impactos do desenvolvimento nas atividades da empresa. Para tanto, é necessário que os gestores estudem os relatórios produzidos pelos KPIs.
O RH Digital refere-se à incorporação de tecnologia e soluções digitais nas atividades e processos de gestão de pessoas. Quando aplicado ao treinamento e desenvolvimento (T&D), o RH Digital pode trazer diversas vantagens e contribuir para a otimização dos programas. Veja algumas vantagens de implementar esse tipo de RH na empresa.
Com o RH Digital, é possível acompanhar o desempenho dos colaboradores nos treinamentos de forma mais detalhada, identificando áreas de maior e menor domínio. Dessa forma, é possível realizar melhorias no programa de T&D.
Com as tecnologias e funcionalidades, se realizam avaliações de reação e resultados de forma mais ágil e eficiente, coletando feedbacks dos colaboradores e medindo o impacto dos treinamentos no desempenho e resultados da empresa.
As soluções digitais permitem que os programas de desenvolvimento individual (PDIs) sejam personalizados conforme as necessidades, interesses e objetivos de carreira de cada colaborador. Isso possibilita um desenvolvimento mais focado e efetivo.
Além disso, as ferramentas digitais disponibilizam uma variedade de recursos de aprendizado para os colaboradores, como cursos online, vídeos, artigos e webinars. Isso amplia as opções de desenvolvimento e facilita a busca por conhecimento.
Indicadores em tempo real
Outro benefício do RH Digital é o acesso a métricas e indicadores de T&D, possibilitando uma análise mais precisa e embasada do desempenho dos treinamentos e do impacto no desenvolvimento dos colaboradores.
Para coletar ainda mais dados, o RH Digital pode integrar as soluções de T&D com outras ferramentas de gestão de pessoas, como a avaliação de desempenho (360, 180 e 90 graus) e o já citado plano de desenvolvimento individual – para criar um processo mais integrado e alinhado.
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