O planejamento estratégico é a base que orienta toda organização. Afinal, é por meio dele que uma empresa define objetivos, organiza processos e estabelece as ações necessárias para tornar seu crescimento possível. Esse método envolve a criação, implementação e a avaliação contínua de um plano de orientação. Sua função é avaliar o cenário interno e […]
O planejamento estratégico é a base que orienta toda organização. Afinal, é por meio dele que uma empresa define objetivos, organiza processos e estabelece as ações necessárias para tornar seu crescimento possível.
Esse método envolve a criação, implementação e a avaliação contínua de um plano de orientação. Sua função é avaliar o cenário interno e externo, definir onde o negócio pretende chegar, planejar quais passos devem ser dados rumo às metas pretendidas e estabelecer os ajustes necessários para ser assertivo nesse caminho.
Por mais dinâmico, competitivo e desafiador que seja o mercado atual, as organizações têm uma série de ferramentas à disposição para otimizar seu processo de planejamento e aproximá-lo do sucesso.
Neste artigo, você vai entender porque o ERP é a ferramenta ideal para aprimorar o planejamento estratégico, como ser efetivo ao implementar esse sistema e as etapas necessárias para criar um plano completo.
Acompanhe.
Basta entender o que é planejamento estratégico para perceber que sua execução varia conforme as necessidades, prioridades e com o próprio perfil de cada empresa. Contudo, em todos os casos, a aplicação depende de algumas etapas básicas para ser bem-sucedida. São elas:
A primeira etapa do planejamento estratégico de uma empresa é a definição dos seus objetivos. Isso porque, não há como definir ações assertivas para orientar o negócio se ele não souber exatamente onde quer chegar.
Aqui, também é essencial traçar os caminhos que a organização pretende seguir para atingir suas pretensões.
Outro cuidado importante é tentar dividir os objetivos em metas menores para agregar clareza e senso de priorização sobre o que deve ser feito, até porque uma mesma organização tem áreas distintas com metas próprias.
Ainda que tudo comece na definição dos objetivos, o ponto de partida do planejamento estratégico propriamente dito ocorre na criação do escopo de atuação. Nele, sua equipe deve voltar-se a todos os elementos que servirão como direcionais para as decisões e estratégias futuras.
Uma boa forma de nortear o crescimento do negócio é criar metas SMART. Assim, você deve considerar o cenário de mercado, questões econômicas, concorrência, forças, fraquezas e outras variáveis pertinentes.
A partir delas, é possível desenhar o planejamento estratégico, tático e operacional, delegando as ações e responsabilidades dos envolvidos.
Saiba exatamente quem são os agentes envolvidos no planejamento estratégico do seu negócio. Estão incluídos aqui desde o público-alvo de consumidores da empresa, até os colaboradores, investidores, fornecedores, parceiros de negócios e demais stakeholders.
Ao mapear cada envolvido e seu papel no plano como um todo, você ganha clareza para melhorar o relacionamento com cada parte.
Isso é essencial para que todos fiquem alinhados e a organização consiga atingir suas metas, seja ao impactar seus clientes, ao engajar sua equipe, ao atrair investidores, negociar com fornecedores, e assim por diante.
Quando suas metas estão definidas, o escopo de atuação está claro e você tem uma noção sobre o papel de cada envolvido, é hora de criar as ações e estratégias que serão implementadas pela empresa.
As ações são todos os procedimentos realizados para atingir as metas propostas. Já a estratégia descreve os meios para fazer isso.
Imagine que a meta da sua empresa seja ampliar as vendas em 10%. Assim, a estratégia poderia ser o lançamento de uma campanha de tráfego pago em canais digitais, enquanto a ação seria o investimento em marketing, por exemplo.
Ou seja, é nessa etapa que você materializa o que foi definido no planejamento estratégico e engaja os envolvidos para que tudo aconteça como o esperado.
Investir em um bom sistema ERP é fundamental para o sucesso da execução das ações e estratégias definidas no seu planejamento estratégico.
Afinal, um ERP eficiente permite centralizar todas as informações da empresa em um só lugar, facilitando o acesso e a análise dos dados necessários para tomar decisões assertivas.
Com ele, é possível monitorar o desempenho das operações em tempo real, identificar oportunidades de melhoria e ajustar as estratégias conforme necessário.
Além disso, a automação de processos proporcionada agiliza a execução das ações planejadas, reduzindo erros e aumentando a eficiência operacional.
Outro benefício é a geração de relatórios e análises detalhadas, que fornecem insights valiosos para a gestão e permitem avaliar o progresso em relação às metas estabelecidas.
Com essas informações em mãos, você pode tomar decisões embasadas e promover melhorias contínuas em todas as áreas da empresa.
Agora que você já sabe como fazer um planejamento estratégico, entenda melhor o papel e os benefícios que um bom ERP oferece para colocá-lo em prática na sua empresa:
O ERP centraliza e organiza todos os dados da empresa em um único ambiente, fornecendo uma visão 360° do negócio. O empreendedor passa a ter uma compreensão clara dos recursos, processos e indicadores, facilitando o alinhamento dos objetivos estratégicos de cada departamento.
O sistema ainda favorece a comunicação e a colaboração entre as diferentes áreas da empresa, promovendo total alinhamento. Dessa forma, todos os envolvidos no planejamento estratégico têm acesso às informações atualizadas e podem trabalhar juntos para alcançar os objetivos comuns.
Graças a relatórios e indicadores disponibilizados em tempo real, também fica mais fácil e assertivo avaliar riscos, identificar oportunidades e tomar decisões estratégicas. Assim, há uma melhor adaptação às mudanças do cenário interno e externo, garantindo a eficiência e competitividade do negócio.
Ao fornecer informações precisas sobre toda a operação, o ERP também otimiza a utilização dos recursos da empresa
Com base nesses dados, é possível identificar áreas com gargalos ou subutilização e realizar uma alocação mais estratégica. Isso garante que os recursos sejam direcionados para as atividades que geram maior retorno para o planejamento.
Por meio do acompanhamento ágil, preciso e prático de diversos indicadores de desempenho, a empresa consegue identificar tendências, avaliar o andamento das ações e realizar os ajustes necessários para otimizar as estratégias.
O ERP também automatiza tarefas repetitivas e padroniza os fluxos de trabalho, liberando tempo para que a equipe se concentre em atividades estratégicas que agregam mais valor ao negócio.
Essa otimização da rotina operacional gera ganhos de eficiência, reduz custos e aumenta a produtividade, permitindo que a empresa utilize seus recursos de forma mais eficiente para alcançar seus objetivos.
O ERP integra-se perfeitamente aos processos de planejamento da empresa, desde a definição de metas e objetivos, até a implementação e monitoramento das estratégias.
Por centralizar todas as informações relevantes, ele também facilita a análise do andamento e dos resultados das ações, que ficam sujeitas a melhorias contínuas. Essa centralização garante a confiabilidade e a consistência dos dados.
Isso significa que todas as etapas do plano podem ser facilmente executadas e acompanhadas dentro do sistema.
Por meio do acompanhamento de indicadores e da criação de relatórios, também é possível obter insights valiosos para otimizar todo o processo de planejamento estratégico.
Com os dados atuais, históricos e tendências, é possível identificar oportunidades, tomar decisões mais assertivas e aumentar as chances de sucesso do negócio.
Como citamos, o ERP automatiza diversas tarefas manuais e repetitivas, como a coleta de dados, a geração de relatórios, a aprovação de solicitações, a gestão de suprimentos, os processos financeiros, entre muitas outras.
Essa automação libera tempo para que os colaboradores se concentrem em atividades estratégicas e que agregam mais valor ao negócio. Inclusive, ela é vista como um dos principais eixos relacionados à tecnologia sustentável, segundo dados da Gartner.
Sem falar que a automatização gera ganhos significativos em termos de eficiência operacional, reduzindo custos e aumentando a produtividade das ações desenvolvidas. A empresa pode utilizar seus recursos de forma ainda mais eficiente e obter melhores resultados no longo prazo.
Da mesma forma, a automação garante a padronização e a consistência dos dados coletados e utilizados no processo de planejamento estratégico, eliminando erros manuais.
Esse é um fator que impacta diretamente os benefícios abordados antes, pois garante que as decisões sejam tomadas com base em informações sempre precisas e confiáveis.
A implementação e adoção efetiva de um sistema ERP são cruciais para garantir que a sua empresa aproveite ao máximo os benefícios dessa ferramenta no planejamento estratégico.
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