Pela primeira vez, no ano anterior, o Brasil esteve entre os países de renda média que superaram as expectativas na performance de inovação. O estudo “Global Innovation Index 2021” que produziu a classificação. Para chegar a um dado, a pesquisa leva em conta a condição econômica do país. Vendo como a população e empresas brasileiras […]
Pela primeira vez, no ano anterior, o Brasil esteve entre os países de renda média que superaram as expectativas na performance de inovação. O estudo “Global Innovation Index 2021” que produziu a classificação. Para chegar a um dado, a pesquisa leva em conta a condição econômica do país.
Vendo como a população e empresas brasileiras têm investido em tecnologia ao longo dos anos, ficamos nos perguntando quais serão as prioridades para 2022. Por isso selecionamos 5 inovações a partir de insights compartilhados por CIOs nacionais e do mundo inteiro.
Então, entenda mais sobre as 5 prioridades de tecnologia para 2022, que são: ecossistemas de inovação; automação robótica; ferramentas de colaboração; blockchain e tecnologias emergentes.
Ecossistemas de inovação estão definidos como ambientes que promovem articulações entre diferentes atores que acreditam na inovação como futuro do desenvolvimento econômico e social. Assim, a metodologia consegue estimular a interação entre setores e promover diálogo.
Além disso, ecossistemas de inovação têm sido vistos por especialistas como uma possibilidade para o futuro, integrando empresas, escolas, startups, indústrias a fim de estabelecer uma troca a troca de valores e execução mútua.
Então, para 2022, são vistos como um conceito que pode aprimorar o modelo de gestão das organizações do mundo inteiro.
A Robotic Process Automation (RPA), traduzida para o português como Automação Robótica de Processos, será uma das tecnologias que receberá maior atenção, com certeza.
Isso ocorre por conta do alto volume de processamento de dados que ocorre, atualmente. A média de geração para 2021 foi de 350 zettabytes de dados. Então, com tantas informações sendo coletadas, tratadas e armazenadas, é preciso utilizar tecnologia compatível.
Assim, surge o interesse em automação robótica de processos como tecnologia para 2022, unindo a Inteligência Artificial e Computação em Nuvem, com a finalidade de analisar, otimizar e obter insights.
Além disso, espera-se que a RPA automatize a grande quantidade de dados que foram coletados nos últimos anos.
Após alguns estudos positivos sobre autogestão e colaborativos, CEOs e CIOs passaram a enxergar nas tecnologias da colaboração uma inovação capaz de melhorar resultados, especialmente nesse momento de trabalho remoto.
As ferramentas de colaboração, como Microsoft Teams, Zoom e Google Workspace, além de outros recursos que aprimoram a interação entre colaboradores e gestores por meio do virtual. Assim, com o modelo híbrido em alta, essas tecnologias vieram para ficar em 2022.
Leia também – Reciclagem profissional em TI: como se manter no mercado de trabalho
Mundialmente, a moeda digital tem sido constantemente valorizada. Igualmente, em território nacional, há a valorização. No final do ano passado, o Banco Central do Brasil anunciou a preparação de uma moeda virtual para ser lançada já em 2022.
Então, para atender a demanda das transações feitas virtualmente, o Blockchain é categorizado como uma tecnologia eficaz para isso.
Além desse fato, CIOs do mundo todo têm tentado aproveitar ao máximo as tecnologias de blockchain para aplicativos de compra, venda e comércio eletrônico.
E vale citar que há também a previsão de que, até 2024, essa inovação seja utilizada em junção a sistemas de pagamento digital cada vez mais integrados ao comércio corporativo.
Conforme levantamento feito pela IT Mídia, CIOs brasileiros buscam aumentar os investimentos em tecnologia e em inteligência de negócios, com o objetivo de elevar a utilização de dados e reforçar a cibersegurança. Para isso, busca-se ampliar o uso de tecnologias emergentes. Mas, quais são elas?
Tecnologias emergentes incluem: Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data/Analytics. Todas essas inovações permitem o processamento de dados e utilização aprimorada deles.
Além dessas, 5G e ferramentas Business Inteligence (BI) também são prioridades de tecnologia para 2022, recebendo investimentos ao longo deste ano.
É importante citar também a computação quântica que, mesmo ainda sendo uma inovação considerada à frente do tempo, pode ganhar certa atenção das empresas, por ter grande potencial nos negócios.
Quer entrar para era da transformação digital e agregar tecnologia à sua empresa? Conheça as soluções da StarSoft, como o ERP, voltado à gestão empresarial. Converse com um dos nossos especialistas e saiba como otimizar seus processos e ampliar seus negócios!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital