
Mesmo que não seja o ideal, ainda há muitas organizações que têm algum problema tributário. Essa afirmação vem do estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), que realizou a pesquisa a pedido do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem), mostrou que, em média, quase 90% das empresas brasileiras têm algum problema fiscal. Muitas das […]
Mesmo que não seja o ideal, ainda há muitas organizações que têm algum problema tributário. Essa afirmação vem do estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), que realizou a pesquisa a pedido do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem), mostrou que, em média, quase 90% das empresas brasileiras têm algum problema fiscal.
Muitas das pendências estão relacionadas a impostos e obrigações acessórias, além do não cumprimento das normas impostas pelo Fisco.
Um ponto interessante de se levantar é a ausência de profissionais para lidar com essas demandas. Muitas vezes, as empresas precisam reduzir o escopo de colaboradores e acabam ficando sem pessoas eficientes para atividades fiscais.
É neste contexto que aparece a necessidade de utilizar um software de gestão, que pode melhorar a organização dos dados, potencializar o trabalho dos profissionais e facilitar a entrega das obrigatoriedades.
No entanto, há outras razões que justificam a implementação de um ERP – Enterprise Resource Planning – na gestão tributária e fiscal.
A seguir, veja os principais motivos para implementar um sistema de gestão empresarial.
A experimentação do ERP pelo mercado já não é mais uma novidade. A maioria das organizações já têm ou tiveram acesso à solução.
É um sistema democrático que pode ser adaptado a diferentes modelos de negócio, desde as pequenas às grandes empresas. Assim, está em um momento de estabilidade, em um cenário positivo para a inovação.
Portanto a adesão aos sistemas de gestão empresarial é constante, principalmente por conta da gestão de tributos que necessita do auxílio de um software, a fim de otimizar o trabalho dos especialistas e garantir a entrega das obrigações acessórias.
Vemos um cenário em que há um investimento em ferramentas de automatização, de modo que reduzam a sobrecarga de trabalhos.
Quando voltamos os olhares à gestão tributária, vemos que o fisco é um dos pioneiros quando o assunto é automatização de processos. Isso ocorre porque existe uma necessidade de eliminar irregularidades e ocorrências de erros fiscais nas operações tributárias.
A seguir, conheça alguns motivos que impulsionam a adesão do ERP nas empresas.
Por ser um sistema integrado a outros setores, o ERP permite que haja um monitoramento de todas as atividades de tributação e de outras atividades em outras áreas que sejam relacionadas ao fisco.
É fundamental que haja essa observação duradoura, “bebendo” de outras fontes, principalmente daquelas que impactam no cálculo final, como: área financeira, suprimentos e vendas e distribuição.
O monitoramento da gestão tributária e fiscal permite a identificação de problemas, melhor controle dos números e, consequentemente, melhor resolução de problemas, caso apareçam!
Vale citar que a solução pode ser capaz de monitorar as legislações tributárias, proporcionando autonomia e acuracidade na criação de cenários fiscais.
O ERP automatiza os cálculos fiscais de alíquotas, de acordo com as cadeias de produção da empresa. Desse modo, os gestores da área têm melhor visão das informações tributárias e mais compreensão das falhas que podem afetar as entregas acessórias.
Concentrar os especialistas em atividades estratégicas e reduzir o tempo deles em tarefas manuais e metódicas como cálculos também otimizam a gestão tributária. E isso só é possível com o ERP.
Veja também: 6 métodos de reduzir custos por meio da gestão financeira
A Escrituração Contábil Fiscal, conhecida como ECF é uma obrigação acessória que integra os dados contábeis e fiscais referentes ao Imposto de Renda de Pessoa Jurídica IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL.
Esses documentos serão vinculados ao arquivo EFD Contribuições de maneira integrada. O arquivo será validado, assinado digitalmente e transmitido via online.
Por isso que o ERP é um sistema crucial na geração desses documentos, pois faz com que todo o processo de elaboração da ECF e EFD estejam completamente ajustadas ao que exige o manual.
Vale citar que esse é um software que segue uma lógica parecida com a da ECF – uma declaração que visa reduzir os processos burocráticos, pois veio para substituir a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica-DIPJ, desde 2014.
Desse modo, o uso parametrizado consegue “nutrir” corretamente as informações para a apuração do IRPJ e da CSLL.
Leia: Principais erros na validação da ECD e ECF
Obviamente, a tecnologia traz uma redução de erros, já que automatiza algumas tarefas e diminui a possibilidade de erros humanos.
Com a área de contabilidade essa redução de problemas ocorre porque a automatização das atividades lida diretamente com questões de organização, parametrização e registro de informações que, de maneira alguma, podem ser preenchidas erradas. Alguns exemplos:
Controle do processo de emissão de notas fiscais eletrônicas;
Validações prévias permitindo a gestão dos impostos;
Fornecimento de informações para entrega do Bloco K.
A junção de tudo isso resulta na otimização do controle tributário, afastando multas e penalidades relacionadas às obrigações fiscais.
A partir de todas essas funcionalidades e benefícios, a gestão tributária atinge níveis melhores, a equipe se torna ainda mais especialista e atualizada com as constantes mudanças na legislação fiscal e tributária do Brasil.
E o que significa atingir outros estágios? Resumidamente, é reduzir a dependência de terceiros e o receio de não atender às exigências do Fisco.
Cair na malha fina é bem preocupante e pode trazer sérias consequências, além de prejudicar financeiramente a empresa.
O StarSoft Applications é um ERP para Gestão Tributária e Fiscal, que trabalha por meio de inúmeros módulos e funcionalidades que aceleram a automatização das tarefas e promovem a otimização dos resultados.
Desse modo automatiza os processos financeiros, tributários e fiscais das organizações com eficiência.
Então, com nosso software de gestão, a sua empresa melhora a gestão tributária e eleva a performance dos especialistas!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital