fbpx
Leia também

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?

Pela primeira vez, no ano anterior, o Brasil esteve entre os países de renda média que superaram as expectativas na performance de inovação. O estudo “Global Innovation Index 2021” que produziu a classificação. Para chegar a um dado, a pesquisa leva em conta a condição econômica do país.   

Vendo como a população e empresas brasileiras têm investido em tecnologia ao longo dos anos, ficamos nos perguntando quais serão as prioridades para 2022. Por isso selecionamos 5 inovações a partir de insights compartilhados por CIOs nacionais e do mundo inteiro.  

Então, entenda mais sobre as 5 prioridades de tecnologia para 2022, que são: ecossistemas de inovação; automação robótica; ferramentas de colaboração; blockchain e tecnologias emergentes.  

Ecossistemas de inovação como tecnologia para 2022 

Ecossistemas de inovação estão definidos como ambientes que promovem articulações entre diferentes atores que acreditam na inovação como futuro do desenvolvimento econômico e social. Assim, a metodologia consegue estimular a interação entre setores e promover diálogo. 

Além disso, ecossistemas de inovação têm sido vistos por especialistas como uma possibilidade para o futuro, integrando empresas, escolas, startups, indústrias a fim de estabelecer uma troca a troca de valores e execução mútua. 

Então, para 2022, são vistos como um conceito que pode aprimorar o modelo de gestão das organizações do mundo inteiro. 

Automação Robótica de Processos (RPA) 

A Robotic Process Automation (RPA), traduzida para o português como Automação Robótica de Processos, será uma das tecnologias que receberá maior atenção, com certeza.  

Isso ocorre por conta do alto volume de processamento de dados que ocorre, atualmente. A média de geração para 2021 foi de 350 zettabytes de dados. Então, com tantas informações sendo coletadas, tratadas e armazenadas, é preciso utilizar tecnologia compatível. 

Assim, surge o interesse em automação robótica de processos como tecnologia para 2022, unindo a Inteligência Artificial e Computação em Nuvem, com a finalidade de analisar, otimizar e obter insights. 

Além disso, espera-se que a RPA automatize a grande quantidade de dados que foram coletados nos últimos anos. 

Ferramentas de colaboração 

Após alguns estudos positivos sobre autogestão e colaborativos, CEOs e CIOs passaram a enxergar nas tecnologias da colaboração uma inovação capaz de melhorar resultados, especialmente nesse momento de trabalho remoto. 

As ferramentas de colaboração, como Microsoft Teams, Zoom e Google Workspace, além de outros recursos que aprimoram a interação entre colaboradores e gestores por meio do virtual. Assim, com o modelo híbrido em alta, essas tecnologias vieram para ficar em 2022. 

Leia também – Reciclagem profissional em TI: como se manter no mercado de trabalho 

Blockchain em alta como tecnologia para 2022 

Mundialmente, a moeda digital tem sido constantemente valorizada. Igualmente, em território nacional, há a valorização. No final do ano passado, o Banco Central do Brasil anunciou a preparação de uma moeda virtual para ser lançada já em 2022. 

Então, para atender a demanda das transações feitas virtualmente, o Blockchain é categorizado como uma tecnologia eficaz para isso.  

Além desse fato, CIOs do mundo todo têm tentado aproveitar ao máximo as tecnologias de blockchain para aplicativos de compra, venda e comércio eletrônico. 

E vale citar que há também a previsão de que, até 2024, essa inovação seja utilizada em junção a sistemas de pagamento digital cada vez mais integrados ao comércio corporativo. 

Tecnologias emergentes 

Conforme levantamento feito pela IT Mídia, CIOs brasileiros buscam aumentar os investimentos em tecnologia e em inteligência de negócios, com o objetivo de elevar a utilização de dados e reforçar a cibersegurança. Para isso, busca-se ampliar o uso de tecnologias emergentes. Mas, quais são elas? 

Tecnologias emergentes incluem: Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data/Analytics. Todas essas inovações permitem o processamento de dados e utilização aprimorada deles. 

Além dessas, 5G e ferramentas Business Inteligence (BI) também são prioridades de tecnologia para 2022, recebendo investimentos ao longo deste ano. 

É importante citar também a computação quântica que, mesmo ainda sendo uma inovação considerada à frente do tempo, pode ganhar certa atenção das empresas, por ter grande potencial nos negócios. 

Quer entrar para era da transformação digital e agregar tecnologia à sua empresa? Conheça as soluções da StarSoft, como o ERP, voltado à gestão empresarial. Converse com um dos nossos especialistas e saiba como otimizar seus processos e ampliar seus negócios! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.