As tecnologias são criadas fundamentalmente para acelerar as transformações e melhorar as produções, consequentemente, gerar novos negócios. Contudo, essas inovações podem gerar inseguranças, se mal entendidas e utilizadas. A automação é uma delas. Portanto, neste artigo, você vai entender como superar o paradoxo da automação por meio de estratégias que podem revolucionar a maneira como sua empresa e […]
As tecnologias são criadas fundamentalmente para acelerar as transformações e melhorar as produções, consequentemente, gerar novos negócios. Contudo, essas inovações podem gerar inseguranças, se mal entendidas e utilizadas. A automação é uma delas.
Portanto, neste artigo, você vai entender como superar o paradoxo da automação por meio de estratégias que podem revolucionar a maneira como sua empresa e colaboradores lidam com a tecnologia.
Você realmente sabe o que é automação? A gente te explica!
A fim de melhorar as atividades e otimizar tarefas, a automação literalmente automatiza os processos e os torna mais rápidos e eficientes.
A partir dessas características, os executivos podem aplicar a automação independentemente do setor em que eles atuam. Isso ocorre por meio de softwares como ERP, outros sistemas de gestão empresarial e/ou plataformas online.
Desse modo, a automação veio para dinamizar o dia a dia dos profissionais, e não os substituir. A tecnologia, então, torna-se um agente de impulsionamento, unindo soluções e equipes, na busca por objetivos em comum.
Agora, veja como gestores e empresas podem quebrar alguns paradoxos que foram criados ao longo do uso dessas ferramentas de automação. E, assim, utilizar a tecnologia a favor dos negócios. Acompanhe!
Com bastante influência da inteligência artificial, a democratização da automação foi impulsionada nos últimos dois anos e diminuiu o receio da máquina substituir os humanos.
Para uma gestão e profissionais atualizados, a automação não significa uma ameaça para os trabalhadores, mas sim uma aliada, proporcionando ganhos impressionantes de produtividade. Mas, como promover essa democratização?
Os gestores do futuro conseguem aplicar ações para democratizar o acesso à automação. Isso ocorre por meio de conscientização sobre as possibilidades oferecidas pela tecnologia, adoção de inovação em quase todos os setores, desenvolvimento de diretrizes e treinamentos.
Incentivar o uso de ferramentas inteligentes também é uma maneira de democratizar a automação. O uso de sistemas de gestão, de AI, computação em nuvem e outros recursos é fundamental.
Além disso, o amadurecimento contínuo de ambientes com softwares de fácil utilização demonstra para os colaboradores que qualquer pessoa é capaz de compreender e utilizar essas ferramentas.
A tecnologia se difundiu tanto que, hoje, em quase todas as casas há ferramentas com uso inteligente. Assim, as pessoas têm maior aderência aos recursos inovadores.
Desse modo, ao procurar profissionais para compor o quadro de colaboradores da empresa, os gestores precisam analisar se o profissional tem experiência com alguma ferramenta de automação, com sistemas de gestão, inteligência artificial e demais recursos.
Além disso, os recrutadores e líderes vão avaliar se esse profissional busca a constante atualização. Principalmente na indústria, os colaboradores precisam ficar atentos a novos recursos, robótica e métodos disruptivos.
O profissional digital vem ganhando espaço no mercado de trabalho há alguns anos. Desde 2019, no Brasil, cerca de 160 mil vagas são abertas para posições digitais. Esse número foi divulgado conforme pesquisa da Brazillab.
Aumentar a qualificação e capacitar os claboradores faz com que a empresa adote a automação com muito mais facilidade e agilidade.
A partir dessa capacitação, os gestores conseguem proporcionar aos negócios o enfrentamento da longa cauda de oportunidades de automação.
Além disso, em conjunto da tecnologia e profissionais qualificados, pode atrair benefícios de iniciativas complexas, de cima para baixo.
Essa iniciativa pode partir da área de TI as empresas, por exemplo. E prosseguir para o chão de fábrica, entre as indústrias, tornando os colaboradores capazes de lidar com robótica, análise de dados e exoeriência do cliente.
Por vezes, há gestores que ficam com receio de aplicar a automação na empresa por conta da proteção dos dados e possíveis riscos com furtos e vazamento dessas informações.
Contudo, a segurança de dados é uma pauta importantíssima e, hoje, a automação eleva a proteção das informações. Isso ocorre a partir do registro e armazenamento automáticos dos dados.
Por meio de sistemas de gestão interligados à computação em nuvem, usuários dos softwares conseguem simultaneamente enviar dados da empresa, de clientes e de colaboradores, para provedores altamente seguros, com autorizações prévias e criptografia.
Por isso, elevar a segurança de dados significa quebrar paradoxos em relação à automação e ampliar a utilização de atuais tecnologias nas operações.
Ah, e obter auxílio da área de TI nas empresas e indústrias é importantíssimo para esse processo de proteção. Portanto, tenha profissionais qualificados e altamente aderidos à automação.
Dica de leitura: Entenda como a automação afeta o mercado de trabalho
A fim de atender a vários estabelecimentos industriais e empresariais, atualmente, existem vários tipos de sistemas de automação, os quais empregam demandas diversas do mercado.
Assim, são recursos que geram benefícios tanto gerais como específicos. Acompanhe alguns deles.
A padronização acontece muito por conta da automatização, pois as tarefas precisam seguir parâmetros para serem concluídas com sucesso.
Assim, o padrão eleva a produtividade, possibilita que os colaboradores sejam estratégicos em outras tarefas e eleva a performance das máquinas e dos humanos.
Já a melhoria da qualidade ocorre justamente por esse sucesso no processo de produção e junção da inteligência da máquina com a dos profissionais envolvidos.
Além disso, a habilidade UX (experiência do usuário) atrelada à automação também proporciona um maior cuidado no resultado final e satisfação do consumidor, tornando a qualidade uma regra.
Como resultado da melhor utilização das máquinas e dos seres humanos, as empresas e indústrias ganham força e saem à frente daquelas que não têm esse olhar para a automação.
Portanto, todas essas melhorias elevam a vantagem competitiva e tornam os negócios rentáveis.
Aproveite e leia: Automação e o futuro do trabalho
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital