fbpx
Leia também

Você sabe o que é ERP e Hub de integração? Conheça sua importância

Se você é gestor de um e-commerce, trabalha com Marketplace entre outros, certamente sabe a dificuldade que é ter que encontrar cada informação em um aplicativo, site ou plataforma diferente, certo?  

Quando desmembramos os dados da empresa, podemos estar perdendo insights valiosos para gestores, além da perda de tempo e esforços em tentar colocar tudo em um só lugar de forma manual. 

O ERP e o Hub de Integração são de suma importância para que não exista desperdícios. 

Se você ainda não está familiarizado com essas ferramentas, então este artigo foi feito para você!

Continua leitura e saiba mais sobre ambas as soluções, e como elas podem te ajudar a tornar o seu dia a dia mais prático.  

Boa leitura!  

Você sabe o que é um ERP?

O ERP nada mais é do que um sistema voltado para gestão da empresa de maneira geral. A Sigla ERP, vem de “Enterprise Resource Planning”, que traduzido para o português se torna “Planejador de Recursos Empresariais”.

Com ele, é possível unir em um só lugar a gestão de diversos setores da empresa, como contas a pagar e receber, Logística, Estoque, e diversos outros.  

Para os Marketplaces e E-commerce, o ERP será o responsável por gerir as NF-e, além de ser possível, por meio dele, acompanhar todo o pedido desde a compra até a entrega. 

Com uma visão mais estratégica, o ERP é indispensável para a maioria das empresas, oferecendo uma administração mais assertiva e eficiente. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Portal ERP, no período entre 2019 e 2020, 51,92% dos usuários de sistemas de ERP se consideram plenamente satisfeito com o seu sistema de gestão no geral. Esse dado coletou informações de mais de 3 mil empresas, e mostra a importância desta plataforma para a gestão. 

Saiba mais: Implantação de ERP? 5 Dúvidas mais frequentes sobre o projeto 

Funções de um ERP

O ERP tem traz diversas funções para as empresas, com módulos completos e sob medida. Entre elas estão: 

  • Emissão de Boletos Bancários; 
  • Gestão 360° de toda a empresa; 
  • Emissão de Notas Fiscais e NFe; 
  • Controle de Estoque; 
  • Analise de Metas e produção; 
  • Gestão Logística; 
  • Melhora na Produtividade. 

Esses são apenas algumas das funções que um ERP pode oferecer, podendo variar de acordo com o estilo de gestão e ramo da empresa que aderiu ao sistema.  

Vantagens do ERP

O ERP é um sistema completo, que gestores de diferente ramos podem utilizar. As suas vantagens são diversas, e podem variar de gestão para gestão. No entanto, há as vantagens, como: 

  1. Segurança nas informações 

O ERP consegue centralizar diversos dados e informações em um só lugar, conferindo muito mais segurança para gestores e profissionais de TI que não precisam de esforços para garantir a proteção de mais de um sistema, mas consegue focar somente na proteção do ERP. 

Quando falamos de ERP em Nuvem, a proteção ganha reforços, já que gestores e usuários armazenam as informações em data centers externos, preparados para lidar com qualquer tipo de insegurança referente aos dados. 

  1. Acesso Remoto 

E por falar em ERP em Nuvem, o acesso remoto é uma das principais vantagens desse tipo de sistema, trazendo flexibilidade para as operações. Dessa forma, os usuários podem acessar o sistema da onde quiserem. 

  1. Redução de Custos 

O ERP consegue te trazer dados de fácil leitura, dessa forma, essa plataforma te ajuda a tornar a gestão muito mais assertiva e voltada para a maior produtividade (e lucro!)

Logo, você pode identificar gargalos na administração, e tomar medidas para a economia de recursos e esforços que não estão sendo positivos para a empresa. 

  1. Definição de informações 

Como dito antes, as informações dentro do ERP são armazenadas com clareza, com apoio de gráficos e muito mais, em uma plataforma amigável e de fácil identificação. A visualização de uma determinada situação, positiva ou negativa, se torna muito mais fácil, auxiliando na gestão estratégica do negócio. 

Conheça mais sobre o Hub de Integração

Podemos entender o Hub de Integração como uma ponte entre a sua gestão e seus canais de venda. Dessa forma, é possível encontrar todas as informações em um só lugar, literalmente integrando informações. 

O Hub de Integração irá cumprir o papel então de organizar as operações virtuais com todas as informações que o vendedor ou gestor precisa, incluindo em sua plataforma todas os seus espaços de venda, como Amazon, Mercado Livre, Submarino e vários outros Marletplaces, em um só ambiente, assim com o seu próprio E-commerce. 

Com ele é possível administrar, por exemplo, um número de produtos total e quantos serão destinados para cada canal, avaliar qual a melhor plataforma para vendas entre outros dados. Além disso, alguns Hubs de Integração mais robustos ainda podem oferecer estratégias para campanhas digitais entre outras ferramentas de divulgação. 

Funções do Hub de Integração

Em geral, as funções do Hub de integração estão muito mais voltadas para a gestão e controle de vendas. Entre as suas principais funções, estão: 

  • Administração do Frete dos pedidos a serem enviados  
  • Cadastro único de produto na plataforma, os enviando de uma vez para os marketplaces disponíveis; 
  • Dados sobre anúncios, vendas e situação do estoque; 
  • Processo de separação e envio de maneira automática.  
Por que ter ERP e Hub de Integração? 

Por mais que ambos tenham como principal vantagem a automatização de tarefas e otimização no gerenciamento do negócio, ERP e Hub de integração são coisas distintas, que cumprem funções diferentes.  

No entanto, as duas plataformas são essenciais para assegurar uma gestão eficiente, organizada e com muto mais praticidade. 

Com o Hub de Integração e o ERP você consegue organizar estoque, obrigações fiscais, fiscalizar vendas, cuidar da parte logística, e muito mais, em espaços integrados e com plataformas amigáveis. Essas plataformas inibem erros e falhas em operações e trazem dados estratégicos para a gestão. 

Com todos esses momentos mapeados e administrados de forma clara e estratégica, sobra muito mais tempo no dia do gestor, que pode então focar em outras funções administrativas ou não. 

Hub e ERP: Conheça as APIs

Entendemos então que por mais que o ERP e o Hub de Integração sejam coisas diferentes, eles podem muito bem trabalhar juntos, oferecendo a melhor experiência para o gestor. 

“API”, significa “Interface de Programação de Aplicações”, e cria um elo entre uma plataforma e outra, dessa forma, as alterações que acontecerem dentro do seu Hub de Integração podem ser vistas no ERP, e as que foram feitas no ERP, podem ser lidas também no Hub. 

Imagine ter uma visão 360° de toda a sua gestão? Pois é, com essa integração é possível! 

Conclusão 

Com a união dessas duas plataformas, o gestor consegue análises e monitoramento muito mais precisos de sua empresa, além de integrar as obrigações fiscais e logísticas com muito mais facilidade. 

Chega de dor de cabeça em tentar encontrar os dados de várias vertentes da empresa de uma só vez, certo?  

E se você ainda não tem um ERP robusto, para te ajudar nessa missão, conte com as soluções em ERP da StarSoft. Conheça aqui!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.