Contabilidade Integrada de Custos

Contabilidade Integrada de Custos – O que é? Como fazer?

Sendo ela uma parte da contabilidade geral de uma empresa, a Contabilidade Integrada de Custos é voltada para o estudo racional dos gastos realizados pelo estabelecimento. Afinal, para uma gestão eficiente, é preciso que os gestores conheçam os valores envolvidos na produção e na oferta dos serviços e produtos feitos pelo negócio. 

No post de hoje, iremos tirar todas as suas dúvidas sobre esse segmento contábil para que você fique antenado em todas as novidades que envolvem esse importante setor.

O que é Contabilidade Integrada de Custos?

Quando se fala em contabilizar custos, estamos falando sobre o registro dos valores empregados nas empresas para a produção do que será feito pelos clientes finais – tanto produtos, quanto serviços em geral. 

Sendo assim, se  você deseja produzir algo, várias perguntas precisam ser respondidas. Como, por exemplo, Quanto isso vai custar? Quais as despesas do processo produtivo? Você dá conta de mensurar todos os pagamentos realizados pela empresa? 

É justamente nesse passo da empresa que a contabilidade de custos entra: ela auxilia você a se manter sempre atualizado para responder essas e outras perguntas relacionadas à gestão financeira do seu negócio. 

Então, entre as suas funções, estão o estabelecimento dos custos para um determinado período; ter um maior controle sobre quantidades físicas produzidas por meio do custo médio; estabelecimento de sistemas de controle de custo que permitam análises, comparações, redução ou melhoria do custo, além de fornecer dados desses custos com relação a determinadas alternativas para que a administração possa tomar melhores decisões quanto à escolha.

De maneira geral, com as informações obtidas por esse segmento, é possível melhorar o controle das despesas de produção e ajudar nas tomadas de decisão. Então, esse setor se mostra muito importante por não deixar que sua gestão saia dos trilhos em momentos triviais que o seu estabelecimento vivencia. 

Como fazer uma Contabilidade Integrada de Custos?

Caso você ainda não utilize a contabilidade integrada de custos em seus negócios, você deve estar se perguntando como integrar sua empresa nesse sistema de gestão. Nos próximos tópicos, iremos compartilhar algumas formas eficientes para que você tenha uma ciência maior sobre o que vem gastando em sua organização. 

A primeira coisa que você precisa fazer é listar os custos e despesas que você tem com a sua empresa. É muito importante que, nesse momento, você inclua todos eles, pois, somente assim, você terá uma clareza maior sobre os gatos que tem. Da mesma forma, você também terá mais artifícios para analisar as formas que você possui de arcar com todas essas despesas. 

Liste, também, os custos intimamente ligados à produção do seu produto ou serviço. Com esse panorama das despesas diretas que você terá para colocar sua mercadoria  no mercado, você consegue exercer comparações para ter noções de se o que você está gastando está em consonância com o retorno financeiro. 

Através dessa análise, você consegue entender se o seu custo direto (de produção) está sendo maior ou menor que o preço de venda e se eles estão te gerando uma boa margem de lucro. 

Rateie também os custos indiretos, ou seja, aqueles que não estão objetivamente ligados à produção, como despesas com marketing, com a equipe financeira e de gestores, que não são necessários para que o que será comercializado tome forma. 

Conclusão

Tendo todos esses dados em mãos, é possível saber a quantidade de produtos ou serviços que precisam ser comercializados para que você não fique no negativo, mas sempre empatado com suas receitas e despesas. 

É muito importante manter uma conexão muito boa com a contabilidade de sua empresa, entendendo muito bem como ela funciona. Assim, você consegue ter condições de acompanhar o andamento dos processos financeiros da organização. Afinal, é muito importante acompanhar a saúde financeira do seu estabelecimento, pois, caso contrários você pode ser pego de surpresa. E isso não pode acontecer.

 

Para aplicar todas essas soluções na sua empresa, você pode contar com a Starsoft para te ajudar. Possuímos uma solução completa para contabilidade integrada, onde as informações disponíveis no módulo de Controladoria do StarSoft Applications podem ser geradas pelos resultados das integrações dos módulos de Estoque, Compras, Vendas, Financeiro, Folha de Pagamento e Ativo Fixo. Funcionando a partir do conceito de período, ou seja, segregando o controle de lançamentos por períodos previamente cadastrados.

Para tirar todas as suas dúvidas, clique aqui e entre em contato com a gente. Do início ao fim do seu processo de gestão, a Starsoft estará junto a você para te dar todo o apoio possível.

Paste your AdWords Remarketing code here