Endomarketing à distância

Antes mesmo do período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, as empresas já estavam adotando parcialmente o sistema home office.

A quarentena acelerou esse processo e fez com que o modelo de trabalho remoto se tornasse uma realidade para que muitos negócios mantivessem o ritmo e não parassem suas atividades.

Os efeitos pareceram positivos. Segundo uma pesquisa do ISE Business School, 80% dos gestores declararam gostar da nova forma de trabalho, que apresentou melhora na produtividade e nas relações familiares dos colaboradores.

De acordo com os resultados da pesquisa, a tendência é que o modelo se mantenha e continue crescendo exponencialmente.

Dentre todos os desafios que compõem a nova fase, adotar estratégias eficazes de Endomarketing à distância é essencial para manter a boa gestão dos funcionários da empresa.

Por que o Endomarketing à distância é importante?

Para responder esta pergunta, vamos começar com o significado de Endomarketing. Essa ferramenta é o conjunto de estratégias de Marketing Institucional, voltadas para o âmbito interno de uma corporação.

Em outras palavras, o Endomarketing é focado nas relações dos colaboradores com a empresa, e visa posicionar bem a imagem da marca, começando de dentro.

Boas estratégias de Endomarketing são capazes de diminuir o turnover, índice de rotatividade de funcionários, e atrair novos talentos dispostos a contribuírem com o crescimento da corporação.

Além disso, através da satisfação dos colaboradores, é possível melhorar a imagem da marca como um todo. Os maiores influenciadores, que podem atrair novos clientes, são as pessoas que estão dentro da empresa, e o quão felizes elas estão neste local reflete na imagem que será transmitida para o público.

Ações de Comunicação Interna também possuem impacto direto na produtividade da equipe e no ambiente de trabalho como um todo, o que contribui para os resultados finais.

Por isso, é essencial que as empresas adotem estratégias de Endomarketing e melhorem suas relações internas, a fim de manter seus colaboradores engajados.

No sistema remoto de trabalho, essa ferramenta se torna ainda mais fundamental, pois é responsável por alinhar e manter a dinâmica da empresa, além de estimular e integrar os funcionários.

À distância, as estratégias para oferecer um employer branding favorável precisam ser eficientes e compensarem a falta das relações pessoais.

Mas como gerenciar o Endomarketing à distância? É possível, porém é preciso se reinventar, com o objetivo de superar algumas barreiras de comunicação.

Gerenciando o Endomarketing à distância

Um dos grandes aliados do Endomarketing à distância é a tecnologia. Gestores podem fazer uso de softwares e ferramentas de comunicação, como redes sociais e outros canais internos da empresa, para manter o contato com seus colaboradores.

A boa comunicação é uma excelente ferramenta na gestão organizacional das equipes, e serve como uma ação eficaz para compor as estratégias de Endomarketing à distância.

Outro desafio que as empresas podem encontrar com o trabalho remoto é manter sua cultura organizacional, sem que se mescle com a rotina e os hábitos da casa do colaborador.

Nesse sentido, é importante utilizar a comunicação interna para criar rotinas organizacionais e estabelecer hábitos saudáveis de trabalho.

Aposte em estratégias que apresentem benefícios aos seus funcionários e que ofereçam um employee experience marcante, que vá além da remuneração recebida. Isso trará bons resultados.

Um estudo da Universidade de Warwick, do Reino Unido, apontou que funcionários felizes aumentam em 12% sua produtividade. Segundo Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, a satisfação da equipe é capaz de mostrar um aumento de 37% nas vendas e três vezes mais criatividade.

Veja, a seguir, algumas estratégias para sua empresa melhorar as ações de Endomarketing à distância:

Ações de Endomarketing à distância

1. Política de benefícios

Nas estratégias de Endomarketing à distância, é possível manter a política de benefícios, indo além dos tradicionais.

Vales-transportes, por exemplo, não são tão atrativos para o modelo de trabalho remoto.

Busque conhecer as reais necessidades da sua equipe e, assim, montar um pacote de benefícios apropriados, que realmente supram as demandas do grupo. Um exemplo: verificar a viabilidade de transferir o vale-transporte para o vale-mercado, tendo em vista que o consumo de alguns alimentos aumentou na quarentena.

2. Ouça sua equipe

Abrir espaço para que os colaboradores possam dar feedbacks e sugestões é uma ação que gera muitos benefícios para a empresa.

A organização pode detectar falhas neste processo e, inclusive, encontrar soluções viáveis para melhorar. Ainda, o funcionário se sente valorizado e parte importante no crescimento do negócio.

É possível viabilizar essa ação por meio de pesquisas de satisfação e formulários de sugestões. Invista em softwares que otimizem esse processo.

Pesquisas servem também como um medidor para saber se suas estratégias de Endomarketing à distância estão gerando resultados.

3. Plano de carreira e capacitação

Oferecer um plano de carreira é um fator motivacional para os funcionários, pois eles enxergam a possibilidade de crescimento,  realização profissional e pessoal na empresa, e passa um pouco de estabilidade e segurança no cenário incerto atual.

Da mesma forma, investir em capacitação não só melhora o desempenho, como também aumenta o nível de satisfação da equipe, uma vez que eles percebem a preocupação dos gestores em desenvolverem suas habilidades profissionais.

Utilize os recursos tecnológicos para investir em programas de treinamento à distância.

4. Incentive e reconheça conquistas

Adote o hábito de reconhecer e parabenizar o bom desempenho do colaborador. Essa ação faz toda a diferença no nível de engajamento da equipe. Exemplo: Presenteie seu assistente com um curso online pela boa gestão de uma tarefa, ou um simples email de parabenização já faz muita diferença!

Sempre motive com palavras de incentivo. É possível também incorporar um sistema de bonificação, desde que todos se sintam desafiados e encorajados a se superarem a cada dia.

Outro ponto importante é que os colaboradores sintam que o gestor está presente, mesmo à distância. Por isso, seja participativo, empático(sempre!) e encoraje conversas que possam fortalecer o relacionamento de toda a equipe.

O ser humano é um ser sociável, que precisa de relações pessoais. Sendo assim, certos períodos de descontração fazem tão bem para a produtividade quanto manter o foco, e auxiliam no desenvolvimento da dinâmica de equipe. Prova: o já tão conhecido happy hour virtual!

Na parte burocrática, os colaboradores remotos se apoiam em documentos e guias oficiais. Portanto, é necessário que os gestores se mantenham organizados e com clareza em relação aos seus processos de RH.

Investir na equipe é um ponto chave de crescimento para empresas, que reflete na produtividade, engajamento e cria um ambiente saudável de trabalho.

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