ERP para RH

ERP para RH

Entre os mais variados setores dentro de uma corporação, o RH é um dos mais importantes e vitais para garantir o bom andamento dos negócios, afinal, ele lida diretamente com quem faz a empresa andar para a frente: com as pessoas!

Quando o setor de Recursos Humanos passa a ter uma postura mais estratégica para aprimorar sua atuação dentro da empresa, os resultados colhidos a partir dessa mudança são extremamente valiosos e trazem inúmeros benefícios para todos os envolvidos.

Nesse sentido, a aplicação do ERP é uma opção bem atrativa para os profissionais da área. Esse tipo de software integra as informações gerenciais dos setores de uma empresa, desde a contabilidade até o RH – o qual é o foco do post de hoje.

Quer saber o que é ERP e como ele pode alavancar os resultados da sua equipe de RH? Então continue lendo, pois esse artigo foi escrito para você!

O que é ERP?

O Enterprise Resource Planning, ou ERP, trata-se de um sistema integrado, o qual reúne em uma mesma plataforma as informações gerenciais de diferentes setores de uma empresa – como o RH, Contabilidade, Finanças, Fiscal, Vendas e etc.

Esse software auxilia na automação de processos antes manuais, facilita a gestão empresarial como um todo, elimina a necessidade de vários programas – muitas vezes complexos e analógicos – e os controles departamentais de maneira geral.

Ano após ano, cresce de maneira exponencial o número de empresas a adotarem esse tipo de ferramenta para automatizar procedimentos que poderiam levar o dobro do tempo sem sua ajuda.

Afinal, com a modernização em constante expansão, é mais do que necessário que as empresas acompanhem essas mudanças, ainda mais num cenário onde a concorrência está cada dia mais agressiva.

Como o ERP pode ajudar o RH?

Tendo a grande responsabilidade de lidar rotineiramente com o corpo de funcionários de uma empresa, o RH acaba sendo um dos departamentos que mais é afetado de maneira negativa com o alto volume de informações, pilhas de documentos, dados e etc.

Diante disso, o ERP é uma das melhores, se não a melhor, opção para abraçar as necessidades da equipe de RH, permitido uma visão mais ampla dos resultados alcançados e focando em outras atividades que precisavam ser deixadas de lado em um outro momento.

Mas na prática, como exatamente esse sistema contribui para o desenvolvimento e crescimento do setor de gestão de pessoas?

Você já sabe que o ERP agiliza inúmeras operações, já que todos os dados relevantes do negócio ficam disponíveis no mesmo local, integrando e alinhando diferentes departamentos num só lugar.

A partir do momento que o RH tem esses dados confiáveis em mãos, fica mais fácil tomar decisões estratégicas mais exatas. Mas os benefícios vão muito mais além disso.

 

Estratégias nas tomadas de decisão

Com a centralização de dados, os mesmos podem ser analisados mais minuciosamente, contribuindo em grande escala para tomar decisões mais estratégicas, certeiras e funcionais dentro do setor.

Em uma única tela, com poucos cliques é possível ter uma análise completa de informações importantes – como acidentes de trabalho, treinamentos, absenteísmo e turnover -, além de possibilitar alterações em despesas a fim de corrigir desvios e tendências negativas.

Outras informações importantes armazenadas pelo sistema são: Cargos e salários; Cadastro completo de colaboradores;  Reajustes salariais; Ponto eletrônico; Folha de Pagamento; Benefícios; Cálculo de horas extras e daí por diante.

 

Controle

Tendo dados confiáveis em mãos, é possível que a(o) gestor(a) de RH possa acompanhar o desempenho de projetos e dos colaboradores de uma maneira mais próxima.

Com o ERP, o controle de contas a serem pagas, a serem recebidas e o monitoramento da parte financeira da organização são facilitados em grande escala, impactando diretamente no planejamento e, assim, garantindo uma maior sobrevivência dentro do mercado.

Diminuição de erros

Todo o histórico gerado pelo sistema, indo desde o fluxo de processos empresariais até o registro das mais variadas ocorrências, facilita o planejamento, mas também reduz a possibilidade de erros, principalmente devido à automação dos processos.

Com isso, economiza-se muito tempo, pois o retrabalho não é necessário e permite o foco em questões não operacionais, como as decisões estratégicas.

De fato, os benefícios que a implementação do ERP no seu RH traz são inúmeras. São milhares as empresas que já adotaram essa medida para tornar esse setor tão importante cada vez mais otimizado.

Se a sua empresa ainda não aderiu a essa ótima oportunidade de crescimento estratégico, clique aqui e conheça as soluções que a Starsoft preparou para você.

Com um sistema de ERP, seu negócio torna-se mais moderno, diminuindo a carga nas costas da sua equipe de gestão de pessoas e permitindo que o time foque em questões mais importantes, deixando boa parte da burocracia para ser feita pela inteligência artificial.

Paste your AdWords Remarketing code here