A Internet das Coisas (IoT) é um dos adventos da tecnologia, além de ser um dos grandes pilares da chamada 4ª Revolução Industrial. Sem dúvidas você já ouviu falar nela e como ela pode ser uma excelente ferramenta para as empresas. Neste post você descobrirá o potencial da IoT para seu negócio e a forma […]
A Internet das Coisas (IoT) é um dos adventos da tecnologia, além de ser um dos grandes pilares da chamada 4ª Revolução Industrial. Sem dúvidas você já ouviu falar nela e como ela pode ser uma excelente ferramenta para as empresas. Neste post você descobrirá o potencial da IoT para seu negócio e a forma como está sendo aplicada pelas organizações.
Na tecnologia, cada vez mais aparelhos estão capacitados a interagir por meio da conexão com a internet. A Internet das Coisas representa justamente isso: um grupo de aparelhos que se integram graças a seu acesso à web.
Para que você entenda, é preciso partir do princípio de que estes aparelhos precisam de softwares para conseguir conectar-se. Esses sistemas, por sua vez, captam e armazenam dados em tempo real, para analisá-los e então instituir ações para os dispositivos, dentro da necessidade da ocasião.
Ainda está difícil de entender? Vamos usar um exemplo simples: você quer uma forma de abrir o portão sem sair do carro. Com a Internet das Coisas, seu carro estaria conectado à web e poderia interagir com um portão, também conectado. Assim, com apenas um sinal, o carro consegue “avisar” que está chegando, para que o portão se abra automaticamente.
Consegue perceber o potencial dessa tecnologia? Muitas empresas já perceberam, adotaram. Como algumas indústrias, que contam com um chão de fábrica totalmente automatizado. Em algumas delas, máquinas são capazes de realizar trabalhos em conjunto, uma suprindo a outra, sem necessidade de interação humana.
Nós acabamos de dar um exemplo da aplicação da Internet das Coisas nas indústrias, porém sua aplicação é muito maior. Todos os segmentos podem ser beneficiar desta ferramenta.
Na arquitetura, por exemplo, podemos encontrar os condomínios inteligentes. Eles são capazes de realizar o serviço de portaria, por meio da identificação biométrica. Fornecem, ainda, interfones com atendimento remoto e agendamento eletrônico das áreas comuns, entre outros.
Já no marketing, as possibilidades com Internet das Coisas são exploradas praticamente desde seu surgimento. A evolução nesse setor é tamanha, que existe até um aparelho capaz de captar os chips de celulares dos consumidores que observam as vitrines de lojas. Os dados armazenados nestes chips são extremamente valiosos, afinal registram as informações de navegação daqueles usuários. A partir deles, pode-se descobrir os blogs que são acessados, os vídeos que são assistidos, etc. Com isso, o marketing consegue montar um perfil deste consumidor e descobrir se ele está entre o público-alvo da marca. Caso esteja, mensagens de ofertas exclusivas podem ser enviadas, de acordo com as preferências deste cliente em potencial.
Os Sistemas de Gestão também pode se beneficiar com a Internet das Coisas. Por exemplo, nosso módulo StarSoft Mobile interage com o Starsoft Applications – no caso, o ERP. Isso permite interligar os sistemas centrais ao aplicativo do dispositivo móvel. Com esta solução, algumas informações gerenciais como indicadores por exemplo são automaticamente atualizadas na interface do usuário do StarSoft Mobile. Assim, sua empresa conta ao mesmo tempo com a segurança do StarSoft Applications, e com a flexibilidade do StarSoft Mobile.
Acesse o site e saiba mais sobre essa solução tecnológica para sua empresa.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital