Os profissionais de RH são responsáveis por inúmeras atividades dentro da empresa e, entre elas, o recrutamento e seleção, que costuma absorver um tempo considerável deles na busca pelo colaborador ideal para uma determinada vaga. Será que há formas mais eficientes de tornar o recrutamento e seleção mais ágil e estratégico? Como isso pode ser feito, na […]
Os profissionais de RH são responsáveis por inúmeras atividades dentro da empresa e, entre elas, o recrutamento e seleção, que costuma absorver um tempo considerável deles na busca pelo colaborador ideal para uma determinada vaga.
Será que há formas mais eficientes de tornar o recrutamento e seleção mais ágil e estratégico? Como isso pode ser feito, na prática? Conheça alguns recursos atuais para se conseguir isso e que também são tendências no mundo todo.
Contratar bons profissionais requer um olhar mais atento, principalmente nos dias de hoje, pois a assertividade na escolha garante à empresa vários benefícios como:
Esse é o motivo pelo qual dizemos que o Recrutamento e Seleção tem inúmeros desafios a superar a todo instante.
Afinal, realizar uma contratação estratégica envolve uma gama de variáveis com as quais o recrutador tem de se manter atento, o que torna sua tarefa algo mais difícil. Veja alguns desses pontos:
Fazer toda essa seleção manualmente é impraticável, pois demanda tempo e dificulta uma contratação que, de fato, contemple tudo o que o cargo a ser preenchido exige. Desse modo, o ideal é investir em tecnologia.
A transformação digital modificou tudo nas nossas vidas. Nossa forma de nos relacionarmos uns com os outros, como estudamos e a criação da possibilidade de trabalho a distância, por exemplo.
Assim, nos dias atuais, é quase inconcebível não aproveitar toda essa tecnologia no recrutamento e seleção, já que é uma maneira inteligente de torná-lo mais ágil.
Otimizar esse processo contribui para que os colaboradores do RH tenham mais tempo para lidar com outras questões bem mais estratégicas.
Segundo pesquisa divulgada pelo LinkedIn, a Inteligência Artificial é responsável por economizar 67% do tempo dos recrutadores ouvidos, além de elevar o nível das análises sobre os candidatos em 31%.
Como veremos, a AI (Inteligência Artificial) tem inúmeras aplicabilidades para o Recrutamento e Seleção e hoje, fala-se muito no HR Tech em razão da grande quantidade de ferramentas disponibilizadas para esse fim, como:
Fazer a triagem de currículos, seja on-line ou fisicamente, demanda um tempo considerável, o que se repete a cada nova vaga surgida.
Assim, a criação de formulários para serem preenchidos pelos próprios candidatos, gerará, ao longo do tempo, um banco de talentos com informações detalhadas sobre pessoas que tiveram o interesse de trabalhar na empresa.
Algoritmos inteligentes conseguem filtrar com grande agilidade a base de dados a fim se chegar ao candidato ideal para uma determinada posição.
Com um software que faz uso de AI, é possível estabelecer quais as habilidades e competências necessárias para a vaga e cruzar tais informações com os candidatos que a possuem, dando um novo dinamismo ao Recrutamento e Seleção.
Entrevistas preliminares podem ser realizadas on-line e em horários alternativos. Caso o candidato já esteja empregado, tal ação possibilita sua participação no processo seletivo.
Aliás, para trabalhos remotos, utilizar internet para isso é perfeito, uma vez que pessoas até mesmo de outros países podem se candidatar.
Candidatos que estão desempregados há algum tempo até gostarão da inovação por não ter de gastar um dinheiro que não têm para se deslocar até a empresa com o intuito de fazer essas entrevistas iniciais. É uma forma de economizar para as avaliações finais, já com a gerência do setor, por exemplo.
Muitas vezes, o candidato não coloca em seu currículo competências que, na verdade, não condizem com a realidade, fazendo o recrutador perder um tempo precioso.
Testes básicos realizados via internet auxiliam o recrutador a não dispender mais seu tempo com candidatos que aparentemente têm as qualificações que a vaga exigem, mas que, na prática, não as têm.
Uma ótima ação é criar um Chatbot que responda a perguntas iniciais para interessados em vagas, direcionando-os ao preenchimento do formulário sobre os qual falamos acima.
Outra grande vantagem do Chatbot é que ele tem a capacidade de aprender com o usuário, tornando suas respostas cada vez mais objetivas e precisas.
O processo de onboarding é de suma importância. A integração de novos membros às equipes de trabalho passa pela assimilação da cultura organizacional. Uma etapa desse processo pode ser feita de maneira on-line, como um curso EAD.
Com um mercado cada vez mais competitivo, inclusive no que tange à contratação de bons profissionais, o Recrutamento e Seleção devem ter à sua disposição ferramentas que viabilizem esse processo.
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