Triagem de Currículos - Como Fazer?

Triagem de currículos – Como fazer?

A triagem de currículos é o primeiro passo na captação de talentos para a empresa. Portanto, é fundamental que este processo seja o mais assertivo e eficiente possível. Para te ajudar na missão de encontrar o candidato ideal, separamos algumas dicas preciosas, confira!

Triagem de currículos – Como fazer?

Algumas providências pontuais são determinantes na hora de realizar a triagem de currículos. É importante que este procedimento seja o mais eficiente possível para que apenas os candidatos ideais sejam selecionados. Assim a empresa economiza em retrabalho nos processos de recrutamento e seleção. Sem falar que é uma forma de não precisar lidar, no futuro, com rescisões de contrato por ter contratado um profissional inadequado para a vaga. Aliás, justamente por isso algumas empresas optam por automatizar este processo com softwares específicos.

Agora, sem mais delongas, vamos às dicas de como fazer a triagem de currículos para uma escolha assertiva:

Atenha-se às informações relevantes sobre o candidato

Muitas das informaçõe sobre o candidato podem ser irrelevantes na seleção para a vaga. Este é o caso, na maioria das vezes, de dados como idade, gênero, estado civil e etnia.

Então, na hora de fazer a triagem de currículos, atenha-se somente às informações sobre o candidato que realmente são relevantes para a vaga. Afinal, o que realmente conta em um profissional são suas habilidades e competências, não é mesmo?

Comece pelos critérios excludentes

Quando temos que tomar uma decisão, geralmente é mais fácil começar eliminando o que não queremos, certo? Na triagem de currículos não é diferente! Essa atitude é estratégica, principalmente em casos onde há muitos currículos para analisar. 

Para otimizar o processo, portanto, observe os parâmetros da vaga e vá eliminando os currículos em desacordo com o exigido. Por exemplo o tempo de experiência, a fluência em alguma língua estrangeira, escolaridade, entre outros.

Utilize um sistema de gestão integrado

O processo de recrutamento e seleção é extremamente trabalhoso e requer muita atenção e dedicação. E o principal: exige muito tempo! Para otimizar a triagem de currículos e tornar todo o processo  mais prático, um sistema de gestão integrado é a solução ideal.

Com um software totalmente dedicado a esse tema, o departamento pessoal passa menos tempo selecionando os currículos. Como consequência, sobra mais tempo para elaborar uma entrevista estratégica e eficiente.

Nosso módulo StarSoft Applications Desenvolvimento Organizacional, por exemplo, reúne todas as informações necessárias para a triagem de currículos. A ferramenta é totalmente flexível na importação de currículos, ideal para quando a empresa mantém páginas de seleção externas.

Quer saber mais sobre este módulo e as facilidades que ele pode oferecer? Entre em contato conosco ou preencha este formulário para solicitar uma demonstração.

Paste your AdWords Remarketing code here