ERP e CRM são sistemas de gestão que, embora tenham focos distintos, se complementam e oferecem uma gama de benefícios para as empresas. Em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar novas formas de otimizar as operações, aprimorar o atendimento ao cliente e fortalecer o posicionamento de marca se tornou essencial. Assim, faz toda diferença […]
ERP e CRM são sistemas de gestão que, embora tenham focos distintos, se complementam e oferecem uma gama de benefícios para as empresas.
Em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar novas formas de otimizar as operações, aprimorar o atendimento ao cliente e fortalecer o posicionamento de marca se tornou essencial.
Assim, faz toda diferença ter sistemas para automatizar tarefas demoradas, simplificar processos complexos e aumentar a eficiência operacional, seja em relação às demandas internas ou no relacionamento com o público.
Mas, como os sistemas ERP e CRM conseguem atender essas demandas? Quais suas vantagens e quando os utilizar? Por que investir na sua integração? Descubra todas as respostas ao longo deste artigo!
O ERP (Enterprise Resourcing Planning) centraliza todos os dados e processos da empresa em uma única plataforma, padronizando rotinas, automatizando tarefas e facilitando o acesso à informação.
Seu uso viabiliza uma série de vantagens, como:
Considerando os benefícios citados acima, fica evidente que o ERP é a solução ideal para agregar mais produtividade, eficiência e viabilidade aos seus processos.
A implementação deste software tem um impacto significativo na transformação digital dos negócios, sendo indicado para necessidades como:
O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que integra e gerencia todas as interações da empresa com os clientes e potenciais compradores, visando melhorar o relacionamento, fidelizar e aumentar as vendas.
Entenda melhor o funcionamento do CRM e seus benefícios para o negócio:
Basta entender o que é CRM para perceber como esse sistema pode transformar a forma como uma empresa interage com seus clientes, melhorando atendimento, vendas, marketing e satisfação. Veja quando o utilizar:
Após conferir como os dois sistemas se caracterizam, fica fácil perceber qual a diferença entre ERP e CRM.
Para começar, o foco do ERP é unificar as informações e os processos internos, promovendo uma gestão mais integrada, automatizada e com um fluxo de informações mais estratégico.
Já o CRM é voltado às áreas de vendas, marketing e atendimento, sendo usado para monitorar os contatos, negociações e históricos dos clientes, gerando mais conversões, fidelização e alinhamento às suas demandas e preferências.
Ou seja, enquanto o ERP é usado para integrar e otimizar as operações do negócio como um todo, o CRM visa agregar mais eficácia ao funil de vendas, à retenção de consumidores e ao atendimento de suas necessidades.
Um fato importante que vale a pena destacar é que: ERP e CRM podem ser utilizados de forma complementar.
Enquanto o ERP gere seus processos internos, o CRM foca na relação com os clientes. O resultado é um ganho significativo de eficiência operacional e de excelência no atendimento ao consumidor.
Juntos, esses sistemas criam um ecossistema empresarial mais coeso e dinâmico, permitindo uma troca de informações fluida e em tempo real.
Imagine que uma empresa de manufatura vende produtos online por meio de representantes de vendas. Nela, o CRM armazena dados detalhados sobre os clientes, enquanto o ERP gerencia os suprimentos e a produção.
Com a integração, o negócio verifica automaticamente a disponibilidade de produtos, agenda a manufatura e atualiza o status dos pedidos em tempo real. Isso melhora a precisão dos pedidos, a eficiência da cadeia de suprimentos e permite um atendimento mais personalizado.
Representantes de vendas têm acesso a informações atualizadas sobre o estoque e as equipes de marketing criam campanhas segmentadas com base no histórico de compras dos clientes.
Para implementar o ERP e CRM juntos, é importante ser cuidadoso e garantir que todas as demandas da empresa sejam contempladas. Para isso, adote algumas boas práticas, como as que listamos abaixo:
Agora que você já sabe o poder do ERP e CRM, descubra porque o StarSoft Applications é a solução ideal para começar o processo de integração na sua empresa. Clique aqui e explore todas as funcionalidades.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital