
A consulta ao e-Social é uma preocupação fundamental para os empregadores. Isto porque uma das condições para o envio de informações e recolhimento das obrigações através do e-Social é a consistência dos dados cadastrais. Tanto no que se refere aos empregados como o que envolve os serviços que estes realizam. Além disso, os dados informados […]
A consulta ao e-Social é uma preocupação fundamental para os empregadores. Isto porque uma das condições para o envio de informações e recolhimento das obrigações através do e-Social é a consistência dos dados cadastrais. Tanto no que se refere aos empregados como o que envolve os serviços que estes realizam.
Além disso, os dados informados são cruzados com os que estão registrados no e-Social e são validados na base do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em caso de qualquer divergência, o envio das informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias será impossibilitado. Assim como o devido recolhimento dos valores.
A consulta ao e-Social referente à qualificação cadastral é uma pesquisa nas fontes de dados dos órgãos governamentais. O objetivo é descobrir se existe alguma pendência em relação ao CPF ou NIS dos envolvidos. É a partir dos resultados desta análise que se observa se há algum erro no cadastramento inicial ou na admissão de trabalhadores. Também é uma forma de se verificar a consistência dos dados. Saiba onde e como fazer esta consulta passo a passo.
A consulta ao e-Social é feita no site da Previdência Social que é voltado especificamente para a qualificação cadastral. Uma vez na página, o próximo passo é preencher os dados básicos do funcionário. Como:
Há um limite estabelecido para a consulta, sendo que apenas 10 nomes podem ser consultados por vez. Porém, também há a possibilidade de pesquisar por lote, sendo que esta alternativa é voltada para as grandes empresas. Para acessar esta opção é necessária a certificação digital.
Status dos cadastros na consulta ao e-Social
A verificação é bastante simples, uma vez que o próprio sistema da Previdência Social informa o status da qualificação cadastral. Além disso, também recomenda as medidas a serem tomadas no caso de ocorrência de erros. Assim, fica mais fácil fazer os devidos ajustes nos documentos.
Confira as possíveis alternativas de status apresentadas no sistema:
eSocial com erro
Quando o retorno da pesquisa indica esta opção, é porque o cadastro ainda contém muitas informações inexatas ou imprecisas.
As causas mais comuns de erros, geralmente, são as datas de nascimento incorretas em algum dos documentos.
O erro também pode ser causado por falta de preenchimento do CPF no PIS ou na inscrição do INSS.
Outra causa comum é a suspensão do CPF e inexistência do PIS/PASEP no cadastro do INSS.
eSocial sem dados para a qualificação
Este retorno ocorre quando não é possível encontrar todos os dados referentes ao trabalhador.
Neste caso, basta preencher os dados faltantes e esperar para conferir o resultado.
eSocial confirmada
Este status é apresentado quando os dados informados foram validados e comprovou-se estarem corretos. Ou seja, não é necessário realizar nenhum ajuste.
As alterações realizadas, quando necessário, são validadas pela Caixa Econômica Federal em até sete dias úteis.
Para facilitar as rotinas relacionadas à entrega das obrigações do e-Social, você pode contar com o módulo StarSoft Applications. Com esta solução, fica mais fácil manter o controle e gerenciamento das informações enviadas e processadas. Entre em contato e conheça todas as funcionalidades e facilidades que nosso sistema pode oferecer ao seu negócio.
Fizemos um conteúdo no nosso blog com TUDO sobre o eSocial. Você pode ler tudo clicando aqui.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital