A folha de pagamento, também conhecida como contracheque ou holerite, é um dever de todas as empresas e um direito de cada colaborador registrado. No post de hoje você vai descobrir o que é este documento, para que serve e quem pode elaborá-lo. O que é folha de pagamento? No Brasil, a folha de pagamento […]
A folha de pagamento, também conhecida como contracheque ou holerite, é um dever de todas as empresas e um direito de cada colaborador registrado. No post de hoje você vai descobrir o que é este documento, para que serve e quem pode elaborá-lo.
No Brasil, a folha de pagamento trata-se de um documento obrigatório que deve ser emitido pelas empresas.
Seu objetivo é organizar e registrar valores relacionados às remunerações dos colaboradores, com seus respectivos descontos e acréscimos. Além de permitir a fiscalização trabalhista e previdenciária por parte do governo. Isso porque o documento serve como comprovante de arrecadações de verbas trabalhistas.
Já para as empresas, seu valor é inestimável para extração de dados para o controle financeiro.
A folha de pagamento é elaborada baseada em diversos cálculos e na análise dos vários elementos que compõem a remuneração. Como por exemplo bônus, descontos, faltas, atrasos e horas extras, além do salário. Com isso, podemos entender este documento como um histórico do colaborador na empresa.
Confira este post para compreender cada elemento que compõe a folha de pagamento. Se quiser descobrir como realizar o cálculo deste documento, também pode ler este outro texto.
Acabamos de dizer que a folha de pagamento não precisa seguir um padrão, apenas respeitar alguns critérios. Isso porque existem alguns elementos que devem, obrigatoriamente, estar presentes no documento. Como por exemplo:
A folha de pagamento é impressa em pelo menos duas vias, sendo que uma delas fica com o empregador. A outra é entregue ao colaborador, para arquivo pessoal. É importante que ambas sejam assinadas pelo trabalhador com a data em que foram recebidas.
Geralmente, as empresas deixam a folha de pagamento a encargo da equipe de recursos humanos ou departamento pessoal. Outras – geralmente as pequenas – podem optar por um escritório de contabilidade para cuidar da elaboração deste documento.
Atualmente, o mais comum é que a folha de pagamento seja feita em sistemas de gestão especializados. Inclusive, esta é uma das melhores alternativas, especialmente quando lembramos que erros neste documento podem levar a processos trabalhistas.
Nos softwares, reduz-se a possibilidade de erros já que as taxas são pré estabelecidas e os cálculos são feitos automaticamente. Sem falar que otimiza e facilita muito o trabalho da equipe de recursos humanos.
O módulo StarSoft Applications RH é um exemplo de sistema que traz praticidade, segurança e assertividade à folha de pagamento. Com suas funcionalidades, o departamento pessoal pode desburocratizar suas tarefas e agilizar suas atividades, simplificando a gestão de pessoas.
Entre em contato para saber mais sobre o módulo ou preencha o formulário para solicitar uma demonstração.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital