Você sabia que ao passar dos anos a logística mudou e começou a utilizar a tecnologia para aumentar a agilidade? Tamanha importância a inseriu num patamar de protagonismo no mercado. Portanto, confira o assunto de hoje e conheça mais sobre logística 4.0! O que é a logística 4.0? Novas tecnologias, processos automatizados e inteligência artificial são alguns dos elementos que diferem a logística […]
Você sabia que ao passar dos anos a logística mudou e começou a utilizar a tecnologia para aumentar a agilidade?
Tamanha importância a inseriu num patamar de protagonismo no mercado. Portanto, confira o assunto de hoje e conheça mais sobre logística 4.0!
Novas tecnologias, processos automatizados e inteligência artificial são alguns dos elementos que diferem a logística 4.0 da logística tradicional.
Dentro do novo cenário dos processos logísticos, estão alguns pilares que sustentam o modelo, tais como: descentralização de informações, conectividade entre os dispositivos e processos altamente controlados.
A logística 4.0 tem o seu surgimento marcado na quarta revolução industrial, em meados de 2010, no qual destaca a automação de dados, internet das coisas e a inteligência artificial.
Repleto de inovação, o novo marco logístico trouxe inúmeros sistemas, como do fio condutor ao gerenciamento das práticas logísticas.
Na busca pela vantagem competitiva, as soluções disponibilizadas no mercado asseguram a integração das demandas do setor, como compras, materiais e distribuição.
Segundo o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, no primeiro quadrimestre de 2021, o transporte de carga no Brasil teve um crescimento de 38% comparado com o mesmo período de 2020.
Monetizando a crescente, os valores chegaram a surpreendentes R$ 3 Trilhões de janeiro a abril deste ano.
Isso prova que a logística faz o mundo rodar através da inovação.
O avanço da transformação aprimorou os processos das empresas, na área logística não poderia ser diferente. Logo, surgiu uma nova maneira de operar as atividades do setor, o Supply Chain.
Este novo jeito de gerir tem como características a automatização dos processos e uma visão ágil e estratégica das seguintes ações:
Integrada, eficiente e moderna, as cadeias de suprimentos se repaginaram. Tanto que o foco também ficou na gestão dos dados.
O grande volume acessado diariamente atualizou o Supply Chain, que hoje já se classificação ao nível 4.0.
Com o apoio de soluções integradas e inteligentes, a eficiência da área é maior. Os dados gerados são recebidos da cadeia de suprimentos e depois armazenados e analisados em tempo real. O que permite minimizar erros, retrabalhos e perdas nos processos logísticos.
O compartilhamento das informações garante a agilidade nas atividades, o que se torna um aliado na tomada de decisão.
As vantagens que o setor logístico adquiriu, fez elevar o nível de excelência. Tendo em vista que os clientes estarão amplamente satisfeitos com o desempenho mais digital.
Cada vez mais moderna, a logística é transportada a uma fórmula mais diversificada, no qual consegue utilizar de soluções de última geração para alcançar o melhor ritmo às operações, veja:
O universo logístico entendeu o recado da tecnologia. Com isso, a comunicação imparável da internet das coisas, fez a área aumentar o controle da gestão e gerir através de resultados, monitorar ações em tempo real dos veículos às cargas e visualizar o estoque em 360°.
Sabendo que a tecnologia nunca é demais, a Inteligência artificial entra em cena para ajudar a qualificar melhor os processos logísticos.
Ela é capaz de reduzir erros nas execuções, elimina trabalhos repetitivos e garante ao setor a transformação digital. Assim o trabalho humano foca no estratégico.
Com esta aplicação, os gestores logísticos terão maior facilidade em gerir o grande volume de dados, auxiliando no gerenciamento do estoque, baseado no fluxo dos materiais da saída à entrada.
Apoia também na distribuição e nas rotas de transporte, manutenções preventivas e muito mais.
O ERP (Enterprise Resourcing Planning) integra as áreas, permitindo que elas se comuniquem com eficiência . O sistema faz com que a organização fale um só idioma, o da produtividade.
Seguindo ao lado do setor logístico, é possível contar com funcionalidades eficientes que garantirão automatizar atividades essenciais da área, como:
A complexidade da área logística vem sendo minimizada através das inúmeras inovações aderidas.
Contudo, é importante que as empresas tenham que investir não só na tecnologia, mas em treinamentos para os seus colaboradores.
Aproveite a agilidade e o dinamismo de um sistema de gestão empresarial para fazer a diferença nas suas atividades.
Conheça agora as soluções da StarSoft e faça a sua área logística a atingir um patamar de alta performance.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital