fbpx
Leia também

O que é logística 4.0 e qual seu impacto?

Você sabia que ao passar dos anos a logística mudou e começou a utilizar a tecnologia para aumentar a agilidade?  

Tamanha importância a inseriu num patamar de protagonismo no mercado. Portanto, confira o assunto de hoje e conheça mais sobre logística 4.0! 

O que é a logística 4.0? 

Novas tecnologias, processos automatizados e inteligência artificial são alguns dos elementos que diferem a logística 4.0 da logística tradicional. 

Dentro do novo cenário dos processos logísticos, estão alguns pilares que sustentam o modelo, tais como: descentralização de informações, conectividade entre os dispositivos e processos altamente controlados. 

O surgimento da logística 4.0 

A logística 4.0 tem o seu surgimento marcado na quarta revolução industrial, em meados de 2010, no qual destaca a automação de dados, internet das coisas e a inteligência artificial. 

Repleto de inovação, o novo marco logístico trouxe inúmeros sistemas, como do fio condutor ao gerenciamento das práticas logísticas.  

Na busca pela vantagem competitiva, as soluções disponibilizadas no mercado asseguram a integração das demandas do setor, como compras, materiais e distribuição. 

Os números que rodam o Brasil 

Segundo o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, no primeiro quadrimestre de 2021, o transporte de carga no Brasil teve um crescimento de 38% comparado com o mesmo período de 2020. 

Monetizando a crescente, os valores chegaram a surpreendentes R$ 3 Trilhões de janeiro a abril deste ano. 

Isso prova que a logística faz o mundo rodar através da inovação.

Leia também: A importância da gestão de frotas para a logística. 


O Supply chain 

O avanço da transformação aprimorou os processos das empresas, na área logística não poderia ser diferente. Logo, surgiu uma nova maneira de operar as atividades do setor, o Supply Chain.   

Este novo jeito de gerir tem como características a automatização dos processos e uma visão ágil e estratégica das seguintes ações: 

  • Recebimento; 
  • Inspeção; 
  • Armazenagem; 
  • Separação; 
  • Expedição; 
  • Documento de inventário. 

A gestão dos dados com o Supply Chain 

Integrada, eficiente e moderna, as cadeias de suprimentos se repaginaram. Tanto que o foco também ficou na gestão dos dados.  

O grande volume acessado diariamente atualizou o Supply Chain, que hoje já se classificação ao nível 4.0.  

Principais vantagens da logística 4.0? 

  1. Controle apurado 

Com o apoio de soluções integradas e inteligentes, a eficiência da área é maior. Os dados gerados são recebidos da cadeia de suprimentos e depois armazenados e analisados em tempo real. O que permite minimizar erros, retrabalhos e perdas nos processos logísticos. 

  1. Agilidade e produtividade 

O compartilhamento das informações garante a agilidade nas atividades, o que se torna um aliado na tomada de decisão.   

  1. Serviços de Excelência 

As vantagens que o setor logístico adquiriu, fez elevar o nível de excelência. Tendo em vista que os clientes estarão amplamente satisfeitos com o desempenho mais digital. 

As tecnologias na Logística 4.0 

Cada vez mais moderna, a logística é transportada a uma fórmula mais diversificada, no qual consegue utilizar de soluções de última geração para alcançar o melhor ritmo às operações, veja: 

A internet das coisas (IoT) 

O universo logístico entendeu o recado da tecnologia. Com isso, a comunicação imparável da internet das coisas, fez a área aumentar o controle da gestão e gerir através de resultados, monitorar ações em tempo real dos veículos às cargas e visualizar o estoque em 360°. 

Inteligência artificial  

Sabendo que a tecnologia nunca é demais, a Inteligência artificial entra em cena para ajudar a qualificar melhor os processos logísticos.  

Ela é capaz de reduzir erros nas execuções, elimina trabalhos repetitivos e garante ao setor a transformação digital. Assim o trabalho humano foca no estratégico. 

Big Data 

Com esta aplicação, os gestores logísticos terão maior facilidade em gerir o grande volume de dados, auxiliando no gerenciamento do estoque, baseado no fluxo dos materiais da saída à entrada.  

Apoia também na distribuição e nas rotas de transporte, manutenções preventivas e muito mais.  

Sistema de gestão (ERP)  

ERP (Enterprise Resourcing Planning) integra as áreas, permitindo que elas se comuniquem com eficiência . O sistema faz com que a organização fale um só idioma, o da produtividade.  

Seguindo ao lado do setor logístico, é possível contar com funcionalidades eficientes que garantirão automatizar atividades essenciais da área, como: 

  • Mapa de cotação 
  • Automatização de Pedidos de Compras 
  • Gestão de Estoque 
  • Integração com Financeiro e Contabilidade 
  • Gestão de Importação 
  • E-procurement 


O caminho é o agora! 

A complexidade da área logística vem sendo minimizada através das inúmeras inovações aderidas.  

Contudo, é importante que as empresas tenham que investir não só na tecnologia, mas em treinamentos para os seus colaboradores. 

Aproveite a agilidade e o dinamismo de um sistema de gestão empresarial para fazer a diferença nas suas atividades.  

Conheça agora as soluções da StarSoft e faça a sua área logística a atingir um patamar de alta performance.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.