A área de Recursos Humanos é uma das mais importantes para o bom andamento de uma empresa. Do recrutamento ao desenvolvimento dos talentos, são diversas funções que essa área exerce para garantir sempre os melhores resultados para a organização. Hoje, a Starsoft traz a você tudo sobre o RH: o que é, o que faz e todas […]
A área de Recursos Humanos é uma das mais importantes para o bom andamento de uma empresa. Do recrutamento ao desenvolvimento dos talentos, são diversas funções que essa área exerce para garantir sempre os melhores resultados para a organização.
Hoje, a Starsoft traz a você tudo sobre o RH: o que é, o que faz e todas as informações que você precisa ter caso queira se inserir no mercado ou pretende aperfeiçoar o setor na sua empresa.
Aproveite para conhecer o módulo RH da Starsoft. São inúmeras soluções na medida certa para o bom funcionamento e desenvolvimento da gestão de pessoas.
De maneira geral, todos os membros de uma empresa fazem parte do RH. No entanto, quando falamos de Gestão de Pessoas ou Gestão de Recursos Humanos, estamos nos referindo exclusivamente ao grupo de pessoas que administra esses colaboradores, alinhando os objetivos da empresa com as equipes e promovendo a satisfação profissional de cada um.
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Neste artigo, você vai aprender:
– O que é o RH?
– Quais as diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de RH?
– Quais as funções da área de RH?
– Quais os setores dos Recursos Humanos?
– Quais ferramentas são indispensáveis para uma boa gestão de RH?
O RH consiste no conjunto de colaboradores que fazem parte de uma empresa. Esse “setor” tem como base as funções de recrutamento e seleção, remuneração, treinamento e desenvolvimento e benefícios de cada membro da organização.
Os recursos humanos de hoje em dia são muito diferentes de como eram nas décadas passadas. Pois, com a chegada das leis trabalhistas, o setor passou por grandes transformações.
As principais delas dizem respeito a uma preocupação maior pelas boas relações profissionais, a uma postura mais estratégica e a enxergar o colaborador como patrimônio da empresa, e não como apenas uma máquina.
Mas quais são as diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Recursos Humanos?
Se, por um lado, o RH zela pelas boas relações profissionais, proporcionando maior satisfação aos colaboradores e ajudando a empresa a atingir objetivos específicos, a Gestão de RH é o conjunto de técnicas, habilidades e estratégias utilizadas pelo setor para alcançar esses resultados.
Ou seja, a Gestão de Recursos Humanos é a mediadora entre colaboradores e empresa, onde seu foco está em ajudar ambos a atingirem seus interesses e objetivos, desenvolvendo uma relação com inúmeras vantagens numa via de mão dupla.
Sendo assim:
Como dito anteriormente, o setor de Recursos Humanos abraça muitas atribuições. Entre as principais delas, podemos citar:
Logo no início da jornada de um novo colaborador, o RH já está desenvolvendo uma de suas principais funções. O processo de Recrutamento e Seleção é primordial para os resultados de uma empresa.
Afinal, atrair as pessoas certas, planejar e otimizar processos de seleção e ter certeza que a empresa vai contratar os talentos mais alinhados com seus propósitos influencia diretamente nos resultados gerados pela organização no passar do tempo.
O setor de Recursos Humanos também é o responsável pela definição de Cargos e Salários. Ou seja, ele descreve e especifica o que cada colaborador faz dentro da empresa e garante que os salários estejam compatíveis com cada função exercida.
Porém, vale lembrar que essa atribuição é contínua, pois mesmo quando a descrição de cargos e salários já está bem definida, ela precisa ser revisada constantemente para evitar problemas futuros.
Nesse ponto, também devemos salientar a importância da política de benefícios. Essa é uma das partes mais importantes para o bom relacionamento entre empresa e colaborador.
Outra função do RH é zelar pelo desenvolvimento profissional dos colaboradores de forma pessoal e coletiva. Isso colabora para a construção do capital humano da empresa e melhora a qualidade de vida dos membros, contribuindo exponencialmente para a realização de sonhos e aspirações de cada um deles.
Afinal, quando o setor de Recursos Humanos olha para o colaborador como indivíduo, ele é capaz de extrair o melhor de cada um e pode identificar os pontos a melhorar.
Já os treinamentos podem ser técnicos ou de integração. Com isso, os profissionais podem desenvolver habilidades específicas em suas áreas, mas também têm acesso a ensinamentos sobre adaptação ao ambiente e equipe de trabalho.
Além de todas essas que mencionamos, são também funções do RH:
Quando falamos em “Setor de RH”, estamos abordando várias subdivisões desse mesmo departamento. Vamos conhecer as principais delas:
Por fim, agora que você sabe o que é, o que faz e como funciona o RH de uma empresa, está na hora de conhecer quais ferramentas são indispensáveis para uma boa gestão de recursos humanos.
Um sistema de controle de competências oferece a visualização panorâmica de todos os benefícios e atribuições, a responsabilidade e o sumário de todas as operações que estão sob a alçada de cada colaborador.
Acompanha o levantamento das necessidades individuais e/ou coletivas para a concessão de Benefícios, possibilitando a gestão e controle de todos os benefícios concedidos, desde assistência médica, assistência odontológica, vale refeição, auxílio supermercado, entre outros.
Controla a Movimentação e o Acesso às dependências da empresa, através de restrições físicas que permitam automatizar e padronizar o acesso das pessoas às áreas de interesse, registrando e informando os dados desejados.
Administra e controla o quadro salarial através de pesquisa de mercado, mantendo histórico para comparativos e dados estatísticos, proporcionando um acompanhamento do quadro de empregados e vagas disponíveis para reposição, gerando o organograma funcional da organização.
Amplia a visão das vagas disponíveis na empresa, do perfil dos candidatos cadastrados, do candidato necessário para cada vaga e das etapas utilizadas em todo o processo.
Administra os ciclos de avaliações por meio da associação de vários processos para a geração de um único resultado, com indicadores de avaliação de desempenho, competência e potencial gerencial de acordo com a parametrização da empresa.
Reduz custos operacionais, descentraliza a distribuição de informações com um canal de comunicação direto entre empresa e seus colaboradores, automatiza processos e solicitações com total transparência e controle, com dados em tempo real.
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