fbpx

Leia também

A área de Recursos Humanos é uma das mais importantes para o bom andamento de uma empresa. Do recrutamento ao desenvolvimento dos talentos, são diversas funções que essa área exerce para garantir sempre os melhores resultados para a organização. 

Hoje, a Starsoft traz a você tudo sobre o RH: o que é, o que faz e todas as informações que você precisa ter caso queira se inserir no mercado ou pretende aperfeiçoar o setor na sua empresa. 

Aproveite para conhecer o módulo RH da Starsoft. São inúmeras soluções na medida certa para o bom funcionamento  e desenvolvimento da gestão de pessoas. 

Recursos Humanos: o que é o RH, o que faz e tudo sobre. 

De maneira geral, todos os membros de uma empresa fazem parte do RH. No entanto, quando falamos de Gestão de Pessoas ou Gestão de Recursos Humanos, estamos nos referindo exclusivamente ao grupo de pessoas que administra esses colaboradores, alinhando os objetivos da empresa com as equipes e promovendo a satisfação profissional de cada um. 

Saiba como proporcionar sempre a melhor experiência aos seus colaboradores baixando nosso Ebook sobre Employee Experience. 

Neste artigo, você vai aprender: 

– O que é o RH? 

– Quais as diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de RH? 

– Quais as funções da área de RH? 

– Quais os setores dos Recursos Humanos? 

– Quais ferramentas são indispensáveis para uma boa gestão de RH? 

O que é o RH? 

O RH consiste no conjunto de colaboradores que fazem parte de uma empresa. Esse “setor” tem como base as funções de recrutamento e seleção, remuneração, treinamento e desenvolvimento e benefícios de cada membro da organização. 

Os recursos humanos de hoje em dia são muito diferentes de como eram nas décadas passadas. Pois, com a chegada das leis trabalhistas, o setor passou por grandes transformações. 

As principais delas dizem respeito a uma preocupação maior pelas boas relações profissionais, a uma postura mais estratégica e a enxergar o colaborador como patrimônio da empresa, e não como apenas uma máquina. 

Mas quais são as diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Recursos Humanos? 

Quais as diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de RH? 

Se, por um lado, o RH zela pelas boas relações profissionais, proporcionando maior satisfação aos colaboradores e ajudando a empresa a atingir objetivos específicos, a Gestão de RH é o conjunto de técnicas, habilidades e estratégias utilizadas pelo setor para alcançar esses resultados. 

Ou seja, a Gestão de Recursos Humanos é a mediadora entre colaboradores e empresa, onde seu foco está em ajudar ambos a atingirem seus interesses e objetivos, desenvolvendo uma relação com inúmeras vantagens numa via de mão dupla. 

Sendo assim: 

  • Os Recursos Humanos são todos os colaboradores; 
  • O Setor de Recursos Humanos é o responsável por administrar esses colaboradores; 
  • E a Gestão de Recursos Humanos é o conjunto de técnicas utilizadas pelo RH para que ele desenvolva funções estratégicas; 

Quais as funções da área de RH? 

Como dito anteriormente, o setor de Recursos Humanos abraça muitas atribuições. Entre as principais delas, podemos citar: 

1. Recrutamento e Seleção 

Logo no início da jornada de um novo colaborador, o RH já está desenvolvendo uma de suas principais funções. O processo de Recrutamento e Seleção é primordial para os resultados de uma empresa. 

Afinal, atrair as pessoas certas, planejar e otimizar processos de seleção e ter certeza que a empresa vai contratar os talentos mais alinhados com seus propósitos influencia diretamente nos resultados gerados pela organização no passar do tempo. 

2. Cargos e salários 

O setor de Recursos Humanos também é o responsável pela definição de Cargos e Salários. Ou seja, ele descreve e especifica o que cada colaborador faz dentro da empresa e garante que os salários estejam compatíveis com cada função exercida. 

Porém, vale lembrar que essa atribuição é contínua, pois mesmo quando a descrição de cargos e salários já está bem definida, ela precisa ser revisada constantemente para evitar problemas futuros. 

Nesse ponto, também devemos salientar a importância da política de benefícios. Essa é uma das partes mais importantes para o bom relacionamento entre empresa e colaborador.  

3. Desenvolvimento e treinamento profissional 

Outra função do RH é zelar pelo desenvolvimento profissional dos colaboradores de forma pessoal e coletiva. Isso colabora para a construção do capital humano da empresa e melhora a qualidade de vida dos membros, contribuindo exponencialmente para a realização de sonhos e aspirações de cada um deles.  

Afinal, quando o setor de Recursos Humanos olha para o colaborador como indivíduo, ele é capaz de extrair o melhor de cada um e pode identificar os pontos a melhorar. 

Já os treinamentos podem ser técnicos ou de integração. Com isso, os profissionais podem desenvolver habilidades específicas em suas áreas, mas também têm acesso a ensinamentos sobre adaptação ao ambiente e equipe de trabalho. 

4. Outras funções do RH 

Além de todas essas que mencionamos, são também funções do RH: 

  • Avaliar o desempenho das equipes; 
  • Criar uma cultura de feedbacks; 
  • Proporcionar ajuda psicológica aos colaboradores; 
  • Controlar e estabelecer os benefícios que a empresa proporciona às equipes; 
  • Zelar pela segurança, qualidade de vida e saúde dos profissionais; 
  • Garantir a diversidade no local de trabalho; 

Quais os setores dos Recursos Humanos? 

Quando falamos em “Setor de RH”, estamos abordando várias subdivisões desse mesmo departamento. Vamos conhecer as principais delas: 

  1. Setor de recrutamento: Responsável por formar as equipes de trabalho; 
  1. Departamento pessoal: Cuida das documentações dos processos e se as leis trabalhistas estão sendo cumpridas; 
  1. Segurança do trabalho: Garantir condições seguras para o desenvolvimento das funções; 
  1. Remuneração: Definição das atribuições cargos e salários; 
  1. Benefícios: Garantir o recebimento dos benefícios, como vale-refeição, convênio de saúde, entre outros. 

Quais ferramentas são indispensáveis para uma boa gestão de RH? 

Por fim, agora que você sabe o que é, o que faz e como funciona o RH de uma empresa, está na hora de conhecer quais ferramentas são indispensáveis para uma boa gestão de recursos humanos. 

1. Controle de competências 

Um sistema de controle de competências oferece a visualização panorâmica de todos os benefícios e atribuições, a responsabilidade e o sumário de todas as operações que estão sob a alçada de cada colaborador. 

2. Medicina e Segurança do trabalho 

Acompanha o levantamento das necessidades individuais e/ou coletivas para a concessão de Benefícios, possibilitando a gestão e controle de todos os benefícios concedidos, desde assistência médica, assistência odontológica, vale refeição, auxílio supermercado, entre outros. 

3. Controle de frequência 

Controla a Movimentação e o Acesso às dependências da empresa, através de restrições físicas que permitam automatizar e padronizar o acesso das pessoas às áreas de interesse, registrando e informando os dados desejados. 

4. Cargos e salários 

Administra e controla o quadro salarial através de pesquisa de mercado, mantendo histórico para comparativos e dados estatísticos, proporcionando um acompanhamento do quadro de empregados e vagas disponíveis para reposição, gerando o organograma funcional da organização. 

5. Recrutamento e seleção 

Amplia a visão das vagas disponíveis na empresa, do perfil dos candidatos cadastrados, do candidato necessário para cada vaga e das etapas utilizadas em todo o processo. 

6. Avaliação 

Administra os ciclos de avaliações por meio da associação de vários processos para a geração de um único resultado, com indicadores de avaliação de desempenho, competência e potencial gerencial de acordo com a parametrização da empresa. 

7. Portal RH 

Reduz custos operacionais, descentraliza a distribuição de informações com um canal de comunicação direto entre empresa e seus colaboradores, automatiza processos e solicitações com total transparência e controle, com dados em tempo real. 

Encontre isso e muito mais no Módulo RH da Starsoft 

Todas as ferramentas indispensáveis para a gestão de pessoas podem ser encontradas no Módulo RH da Starsoft

Nosso software otimiza e aperfeiçoa todas as funções do setor de RH, de modo fácil, visual e intuitivo. 

Faça uma simulação agora mesmo! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Comentários.