Reter os talentos e melhorar o clima organizacional e cultura engessada são uma das principais preocupações dos líderes de RH quanto ao foco de atuação e identificação das dores dos recursos humanos. Uma pesquisa realizada com 3036 profissionais, em 2022, e divulgada pelo portal Mundo RH, mostra que 40% dos entrevistados preocupam-se em reduzir o […]
Reter os talentos e melhorar o clima organizacional e cultura engessada são uma das principais preocupações dos líderes de RH quanto ao foco de atuação e identificação das dores dos recursos humanos.
Uma pesquisa realizada com 3036 profissionais, em 2022, e divulgada pelo portal Mundo RH, mostra que 40% dos entrevistados preocupam-se em reduzir o turnover e reter os talentos.
Sabendo da urgência que boa parte dos líderes de RH enxergam em investir na retenção de seus colaboradores, eles passaram a ouvir suas equipes e ver entender as estratégias do mercado para essa área.
E como essas estratégias podem ser aplicadas no dia a dia, é o que vamos explicar ao longo deste artigo. Veja algumas de nossas sugestões e comece a desenvolver a retenção de talentos na sua empresa!
Com intuito de melhorar o clima organizacional e fazer com que os profissionais continuem a se dedicar e evoluir na empresa, gestores e líderes desenvolvem estratégias de gestão de pessoas. Para isso, cria-se planos de ação conforme o foco principal.
Há empresas que visam em melhorias estruturais, outras em benefícios corporativos, ambiente organizacional e por aí vai.
Outra teoria bastante interessante é de aplicar as estratégias visando fazer com que os colaboradores se sintam especiais no ambiente de trabalho. Assim, apresentando melhor desempenho e diminuindo a taxa de turnover.
Da equipe operacional ao time estratégico, os talentos precisam ser valorizadas para que continuem promovendo bons resultados para a empresa.
Como sabemos, as organizações não operam sozinhas, somente com a contribuição de diretos e gestores, ela precisa de mais membros para funcionar perfeitamente.
Partindo desse ponto, precisamos ter a consciência de manter os bons colaboradores e investir nesses talentos que podem contribuir ainda mais para o desempenho do negócio.
Além disso, a empresa que conta com uma equipe de alta performance demonstra ter grande potencial de crescimento no mercado. Por isso que marcas relevantes promovem ações de valorização, engajamento, saúde, desenvolvimento e outras.
Sob o ponto de vista da equipe, a retenção de talento significa que há:
Vale citar que quanto mais talentos a organização tiver, mais competitiva ela será, porque consegue atingir seus objetivos e suas metas, entregando melhores produtos e/ou serviços.
A seguir, veja ações adequadas para serem aplicadas na prática, na rotina da empresa com objetivo de reter os talentos verdadeiramente!
Já começamos como uma estratégia bastante atual, pois grades marcas têm retido seus colaboradores por meio do investimento em capacitação e desenvolvimento de suas habilidades no trabalho!
O plano de desenvolvimento individual (PDI) é uma ferramenta focada em como o profissional pode traçar seu caminho na empresa. Podemos dizer que a estratégia se assemelha a um plano de carreira.
No entanto, o objetivo é de fato acompanhar todo o percurso de pertinho, fazendo com que os colaboradores entendam que, de fato, há uma preocupação em seu crescimento na corporação.
Como funciona?
Na prática, os gestores vão utilizar uma plataforma aplicar o plano de desenvolvimento individualmente, conforme cargo e posição do profissional.
Na solução, integra-se campos para anexar certificados, disponibilizar treinamentos e materiais, cadastrar atividades e informar possíveis cursos para melhorar o desempenho do profissional.
Vale ressaltar que este é um excelente meio de rever métodos ultrapassados, que não fazem mais sentido no modo de trabalho da equipe.
Seguindo uma tendência positiva do mercado internacional, uma das estratégias mais benéficas que gestores e RH podem desempenhar para reter os talentos é a coleta de dados, mas, não somente dados de suas atividades.
Ao contrário do que pensamos sobre análise de dados dos profissionais que começam com avaliações complexas, a ideia aqui é iniciar um estudo simples, com base em informações, como gênero, idade, cargo e outras.
O objetivo com essa atividade é descobrir os motivos dos problemas que assolam a equipe e os resultados. Assim, com auxílio de um especialista em coleta e análise de dados, é possível estudar o contexto para realizar modificações.
Essa estratégia é excelente quando queremos realizar melhorias desde a base. Identificar problemas com satisfação, por exemplo, é um dos primeiros passos para resolver questões mais sérias, como baixa produção.
Em seguida, pode-se aplicar pesquisas e estudos para identificar dados mais aprofundados sobre atividades, equipe, questões internas e outras informações. No entanto, é importante haver um começo mais prático.
Do lado do RH, o indicado é que a estratégia de retenção de talentos comece no recrutamento e seleção dos novos colaboradores, mas por quê? A resposta é bem simples: porque haverá uma melhor projeção de desenvolvimento.
Com um bom planejamento e estruturação do job description, os recrutadores conseguem ter um olhar estratégico e certeiro sobre competências, hard skills, soft skills, perfil etc.
Um bom processo de recrutamento leva a organização a encontrar o profissional ideal em meio a tantos currículos.
#Importante: Deve-se levar em consideração soft skills e hard skills, já que a junção de ambos forma o perfil ideal. Não adianta apenas analisar conhecimento técnico, é preciso avaliar a pessoal individualmente, obviamente sob a perspectiva profissional.
Também é importante avaliar as soft skills para saber como o profissional poderá agir e se sentir em determinadas situações.
Para atingir níveis diferentes de envolvimento com a gestão, equipe e organização em si, o programa de gamificação que promove alto nível de engajamento.
Acontece que a gamificação utiliza uma estrutura em que relaciona desempenho e premiação. O conceito é bastante utilizado nas estratégias de retenção de talentos. Então, como funciona na prática?
Bom, na prática, utiliza-se técnicas parecidas com a de jogos com o objetivo de promover o desenvolvimento de novas tarefas, melhora nas habilidades e incentivar a produtividade por meio de um sistema de recompensas.
Ou seja, a valorização acontece de um modo mais dinâmico, algumas vezes até mais divertido porque muitas empresas apostam em ações que realmente envolvem games. A tendência é que os colaboradores sintam sua própria evolução e enxerguem o ambiente da empresa (mesmo que online) como algo mais agradável.
O uso da criatividade nesse tipo de estratégia faz toda diferença! O foco é a retenção de talentos, e um dos meios pode ser transformar a cultura de valorização em um processo mais dinâmico e atrativo.
Existem inúmeros exemplos, principalmente de empresas da área de cultura e tecnologia que com seus programas de incentivo acabam se tornando sonho de consumo de muitos profissionais.
Investir no ambiente de trabalho agradável. Tanto na estrutura quanto no clima;
Ter flexibilidade no diálogo entre líderes e liderados;
Apostar em planos de carreira;
Programa de feedbacks;
Investir na qualidade de vida dos colaboradores e equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
Desenvolver programas de benefícios (tradicionais ou flexíveis);
Melhora na comunicação interna.
Portanto, vemos como existem muitas maneiras de reter os talentos. Vale ressaltar que todas elas promovem resultados animadores e que valem a pena se dedicar!
Para melhorara gestão do seu RH e gerenciamento de pessoas, veja as soluções da People by StarSoft! Podemos te ajudar com estratégias de gestão de talentos.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital