fbpx
Leia também

Como reduzir o absenteísmo no trabalho?

Como reduzir o absenteísmo no trabalho? 

absenteísmo é um problema que todas as empresas passam. Muitas das vezes, as faltas ou atrasos estão fora de controle da organização, como em casos de doenças, por exemplo. Mas, por outro lado, existem fatores internos que podem influenciar nessas ausências frequentes, como o próprio ambiente de trabalho onde o colaborador está inserido. 

Para reduzir o absenteísmo no trabalho, é possível analisar alguns indicadores e colocar em prática certas atitudes na rotina do seu time. Pois, como sabemos, a alta taxa de absenteísmo é altamente prejudicial para os resultados de uma companhia. 

Mas antes de sabermos como reduzir o absenteísmo nas empresas, vamos tentar identificar as razões para que suas taxas estejam muito altas. 

O que faz a taxa de absenteísmo crescer dentro das empresas? 

Existem muitos motivos para que a taxa de absenteísmo cresça dentro das empresas. Como dito anteriormente, até mesmo o ambiente de trabalho pode influenciar negativamente na experiência daquele colaborador. 

Líderes que não inspiram, falta de liberdade para atuação em determinados locais e saúde mental afetada por conta da rotina estão entre os principais motivos para que o absenteísmo passe a se tornar um problema. 

De maneira geral, os principais motivos para a alta taxa de absenteísmo nas empresas são: 

Entenda como reduzir o absenteísmo na sua empresa 

Se os seus indicadores apontam que o absenteísmo no trabalho está sendo um problema para a sua empresa, não se intimide, pois existem algumas estratégias a serem traçadas para reduzir esses números. 

Saiba mais sobre como reduzir o absenteísmo no trabalho dentro da sua empresa. 

1. Use os indicadores a seu favor 

É possível usar indicadores para medir o número de absenteísmo no trabalho. Através deles, você terá um controle maior e uma análise mais ampla do cenário real da sua empresa. A partir disso, é possível estipular metas. 

É extremamente importante que a taxa de absenteísmo sempre esteja o mais baixa possível, pois números elevados prejudicam o desempenho das organizações e impactam negativamente na produtividade — afetando até mesmo o clima organizacional. 

Vale lembrar que, nessa taxa, inclui-se as faltas e atrasos justificados, o que torna impossível que o absenteísmo seja nulo, principalmente em empresas de grande porte. 

No entanto, as companhias precisam ficar atentas à expressividade desses números. E, ao atingirem números muito elevados, tentar buscar quais os possíveis motivos que estão levando a equipe a se ausentar com frequência. 

2. Estimule seus colaboradores 

A falta de motivação tem grande peso nas altas taxas de absenteísmo. Podendo ter origens variadas, esse problema pode decorrer de condições de trabalho insatisfatórias, ausência de feedbacks ou, até mesmo, através da estipulação de metas inatingíveis pela equipe. 

Quando o time não se sente engajado, ele terá tendência a ter faltas e atrasos por parte dos membros, e até mesmo pode dar origem ao “presenteísmo” — nome dado ao hábito do colaborador estar presente no ambiente de trabalho, mas não executar sua função de forma eficaz. 

Boas políticas de benefícios e de valorização das equipes podem trazer uma enorme diferença na taxa de absenteísmo. Quando estamos inseridos numa empresa que cuida do nosso bem-estar e investe em nossa qualidade de vida, desenvolvemos gratidão pela companhia e somos estimulados cada vez mais ao nosso trabalho, evitando, ao máximo, faltar. 

3. Foque no diálogo 

Com uma boa comunicação, com o mínimo de ruídos possível e aproximando o colaborador da empresa, é possível ser ouvido e compreendido pela liderança, que, por sua vez, pode avaliar as possíveis causas do absenteísmo das equipes. 

Através disso, a organização pode juntar esforços para atacar a raiz do problema e aumentar a satisfação das equipes, o que diminuirá, consequentemente, o número de faltas e atrasos. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Downsizing

    Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

    ver mais

    Comentários.