fbpx
  • PARA SEU ERP
    PARA O RH
    ERP StarSoft Applications – sistema de gestão completo
    Gestão Fiscal
    People by StarSoft – sistema de gestão de RH
    Folha de Pagamento
    Ponto
    Gestão de Talentos
    Assista nossas demonstrações
    Solicite uma proposta
  • Suporte
  • Conteúdos
    • Sobre a starsoft
    • carreira
    • Seja um parceiro
  • Solicite uma proposta
  • ENTRAR

Fases do ciclo de compras em uma empresa

Primeiramente, queremos ressaltar que cada organização segue alguns padrões e processos internos que influenciam no ciclo de compras. No entanto, é importante conhecer as principais fases para analisar os seus métodos e identificar melhorias.  Para algumas empresas, o processo de compras ainda é complexo e provoca dúvidas relevantes de como concluir as etapas de maneira […]

5 de setembro de 2023
14:51
Min de leitura
Compartilhe esta publicação:

Primeiramente, queremos ressaltar que cada organização segue alguns padrões e processos internos que influenciam no ciclo de compras. No entanto, é importante conhecer as principais fases para analisar os seus métodos e identificar melhorias. 

Para algumas empresas, o processo de compras ainda é complexo e provoca dúvidas relevantes de como concluir as etapas de maneira assertiva. 

Essa dificuldade surge justamente por não entender as fases do ciclo de compras efetivamente. Assim, a área diminui as possibilidades de processos dinâmicos. Mas, atualmente, o mercado conta com tecnologias aliadas, que desempenham um papel importante em todas as etapas. 

Para compreender mais do ciclo de compras em uma empresa e como as soluções auxiliam em todas as fases, leia este conteúdo completo! 

O que é um ciclo de compras? 

Resumidamente, um ciclo de compras é categorizado por etapas que vão desde as mais básicas, como pesquisa de fornecedores, até mais complexas como negociação e decisão de gestores. 

Anteriormente, as empresas trabalhavam com fases de compras mais longas e com maior prazo de aquisição. Exemplificando: até a adesão de soluções para gestão empresarial, era comum demorar meses ou quase um ano, contando com a conversa inicial até fechamento de acordo ou parceria. 

Principalmente por serem grandes compradores, o mercado de B2B tem grande movimentação. Por isso, é essencial que todo o ciclo de compras seja efetuado de maneira ágil. 

A seguir, vamos explicar quais são as fases do ciclo de compras, para que você entenda por onde começar a agilizar e organizar tarefas que podem estar atrapalhando o processo de fornecimento. Veja! 

Leia também: Entenda a criação de um fluxograma de aprovação de compras

Fases do ciclo de compras 

Como qualquer outra atividade empresarial, o ciclo de compras precisa seguir etapas, para que o processo seja concluído com êxito. Conheça quais são! 

Planejamento de compras:  

Como e onde encontrar os produtos ou serviços para preencher as lacunas? Essas são as perguntas que iniciam o ciclo de compras. 

Por meio da identificação de necessidades da organização, os profissionais da área entendem o que precisa ser adquirido, ou seja, começa-se a criar o planejamento de compras. 

A partir desse planejamento, partimos para definição de lista, quais dificuldades e possíveis fornecedores. Portanto, é algo personalizado e estratégico. 

Definição de requisitos 

De maneira resumida, essa fase do ciclo propõe o desenvolvimento de um documento que descreve todas os itens detalhadamente, discriminando o produto e sua necessidade.  

Sabendo disso, quando os responsáveis definem mal esses requisitos, o resultado pode ser desanimador, pois atrai propostas e soluções que não atendam às necessidades da empresa. 

Fornecimento ou licitação 

Após informar aos fornecedores o que a empresa necessita e quais são os requisitos, os candidatos vão revisar, analisar e responder à proposta com uma cotação.  

Então, negociam condições, valores, prazos, garantias e outros detalhes importantes. 

Avaliação e seleção do fornecedor: as empresas normalmente avaliam os fornecedores para escolher aquele que apresentam as melhores propostas. 

Contrato: quando a compra é de fato efetuada; 

Gestão dos contratos: fase de garantir que o prometido foi realizado sem falhas. Isso pode ser feito no decorrer da execução do trabalho e ajuda a reter o cliente. 

Avaliação e seleção do fornecedor 

Encontradas opções de fornecedores, eles são avaliados de acordo com os critérios estipulados pela empresa para o fornecimento dos produtos. Nesse ponto, os fornecedores descrevem como irão fornecer os produtos para a empresa, com os prazos, garantias e custos já discutidos na etapa anterior. 

Adjudicação de contrato 

Analisadas as propostas e escolhidos os fornecedores, o passo seguinte é a adjudicação do contrato, quando a compra é realmente efetuada. 

Gestão de contratos 

Depois de fechado o contrato, é preciso gerenciá-lo a fim de garantir que o que foi acertado seja cumprido, os itens sejam entregues no prazo ou os serviços sejam prestados. Um contrato bem escrito aborda todos os eventos em potencial que podem acontecer durante sua vigência e traz todas as respostas. Se mal escrito, falhas podem ocorrer durante seu tempo em vigor. É muito importante que os profissionais de compras pensem no gerenciamento do contrato durante as fases de planejamento e adjudicação. 

Sugestão: Contrato virtual: como funciona e por que as empresas têm aderido

StarSoft Applications para gerenciar o ciclo de compras

Com os módulos de Gestão de Suprimentos, Gestão Financeira, Gestão Fiscal e algumas outras soluções integradas da StarSoft, o ciclo de compras fica otimizado porque a rotina dos profissionais está ágil. 

Além disso, eleva-se a segurança dos processos, pois há uma melhor gestão e controle de todos os passos.  

Então, para conhecer as soluções inseridas no ERP StarSoft Applications, entre em nosso site e fale com um de nossos especialistas! 


TAGS
ciclodecompras|compras|ERP|estoque|starsoft

RELACIONADOS 
Processo de compras das empresas com um sistema de gestão
O processo de compras que acontece nas empresas precisa ser realizado corretamente, se não acarreta vários problemas, principalmente perda de [...]
5 problemas na gestão de suprimentos para evitar
A pandemia afetou consideravelmente a cadeia de suprimentos do país e, aos poucos, tem se recuperado. No entanto, especula-se que [...]
People Analytics: como utilizar dados na gestão de pessoas?
People Analytics é uma metodologia que utiliza a inteligência artificial para analisar os dados dos colaboradores, orientando-se na coleta, organização [...]
RH Digital: Principais demandas automatizadas da gestão de colaboradores.
O capital humano é um dos fatores mais importantes para uma empresa, isso porque as pessoas auxiliam os negócios a [...]
Teste do RH Digital: seu departamento tem inovação?
Você e seus colaboradores estão preparados para utilizar os recursos do RH Digital? É essa análise que pretendemos promover em [...]
Razões para automatizar tarefas fiscais e tributárias com um ERP
Quão complexas você acredita que sejam as tarefas fiscais? Algumas vezes elas podem ser bem demoradas e burocráticas. Na realidade, [...]
Gestão de pessoas descomplicada: estratégias e ferramentas para gerir seus talentos
O que faço para melhorar a gestão de pessoas da empresa? Essa é uma das perguntas essenciais que a liderança [...]
5 vantagens do software para pesquisa de clima organizacional
Como você avalia a satisfação de seus colaboradores e envolvimento da equipe com a empresa? É preciso se questionar em [...]
entrar
Redes Sociais
Solicite uma Proposta:
Navegação
  • Página inicial
  • Suporte
  • Conteúdos
  • A StarSoft
  • Contato
Navegação
  • Carreira
  • Seja um Parceiro
  • Política de Privacidade
©2023 StarSoft. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital