fbpx
Leia também

Informações Fiscais e Tributárias – Qual a diferença?

Você está  por dentro das diferenças entre as informações fiscais e tributárias da sua empresa?

Entender a diferença das responsabilidades atribuídas a cada um desses departamentos auxilia na melhor estruturação das rotinas internas do seu negócio. Apesar de terem semelhanças, é muito importante entender no que essas informações se diferem, pois, dessa forma, você consegue alçar um melhor caminho para integrar as atividades desenvolvidas em cada um dos setores.

Caso as distinções ainda não estejam claras para você, não precisa se preocupar. No post de hoje, iremos te explicar as diferenças entre as informações fiscais e tributárias que agem dentro da sua empresa.

 

Fiscais

O departamento fiscal é aquele que fica antenado nas legislações fiscais que, no Brasil, estão em constante atualização. Dessa forma, esse setor consegue manter a empresa atualizada de uma forma que possa cumprir todas as obrigações legais.

Na rotina desse departamento, fica sob sua responsabilidade o recebimento físico e fiscal das mercadorias. Nesse procedimento, é acompanhado desde a entrada do caminhão até sua escrituração adequada no sistema. 

Sendo assim, se esse primeiro passo não for feito de maneira correta, todo o processo produtivo da empresa fica comprometido, pois, sem a escrituração, os demais controles ficam desatualizados. 

Outras atribuições desse setor envolvem, por exemplo, a conferência acentuada de toda a documentação fiscal,  além dos lançamentos de entradas e saídas e emissão de notas fiscais. Essas informações envolvem o acompanhamento constante da legislação tributária para manter a empresa sempre a par das atualizações desse segmento. 

A apuração de tributos e a análise dos dados cadastrais dos fornecedores junto ao Fisco também fica a cargo das informações fiscais de sua empresa.

Agora que você já sabe quais são elas, está na hora de conhecer as informações tributárias.

Tributárias

Funcionando de maneira complementar às informações fiscais, o departamento tributário administra os tributos e garante a continuidade das atividades da empresa. Mas como isso funciona?

Se o setor fiscal tem como responsabilidade a escrituração de toda a documentação fiscal, por sua vez, as informações tributárias abrangem a apuração dos tributos conforme os dados lançados no sistema.

Porquanto, as informações tributárias também devem ficar responsáveis sobre a administração de impostos, taxas e contribuições. Pois, com base nesses dados, é possível criar um planejamento tributário capaz de reduzir a carga de tributos da empresa.

 

Então, quais as diferenças entre informações fiscais e tributárias?

Enquanto a primeira é responsável por atividades mais operacionais relacionadas às obrigações criadas pelo Fisco,  a outra é mais responsável ao recolhimento dos tributos e tem um papel mais estratégico dentro da gestão empresarial.

A integração dessas informações dentro do seu negócio é fundamental para que todas as obrigações dele sejam cumpridas. Pois, dessa forma, os processos internos funcionam de forma mais natural, permitindo que as informações sejam trabalhadas de maneira mais adequada.

 

Se você precisa de ajuda para uma integração mais aperfeiçoada desses setores, entre em contato com a Starsoft clicando aqui. Temos a solução completa para a gestão de sua empresa para que ela não deixe de cumprir nenhuma obrigação legal. Deixando esse trabalho em nossas mãos, fica mais fácil saber se sua empresa está em dia com a legislação, pois trabalhamos sempre com o melhor resultado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.